O Município de Ílhavo celebra o 25 de Abril com o lançamento do “Coro da Madrugada” para homenagear José Afonso.
Há dois eventos na agenda.
A criação do “Coro da Madrugada” que homenageia José Afonso (1929 - 1987) e uma peça de teatro que reflete sobre as repercussões do colonialismo são as duas propostas para a próxima semana.
No dia 25 de abril, às 15h, a Casa da Cultura de Ílhavo é o palco do lançamento da Oficina de Canto Tradicional “Coro da Madrugada”, que irá reunir a comunidade.
Todos os munícipes, com idade superior a 8 anos, podem participar nesta iniciativa centrada no cancioneiro do poeta e compositor José Afonso.
A direção é do pianista e compositor Pedro Almeida e a regência é da maestrina e investigadora Aoife Hiney.
A partir do próximo mês, o “Coro da Madrugada” irá encontra-se regularmente para construir o espetáculo do 94º aniversário do nascimento de José Afonso.
Nos dias 24 e 25 de abril, a companhia teatral Teatrão apresenta na Casa da Cultura de Ílhavo “Os Cadáveres São Bons para Esconder Minas”, inserido no ciclo “A Guerra é a Guerra”.
O espetáculo, desenvolvido com o Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, reflete sobre a Guerra Colonial.
As comemorações do Dia da Liberdade terminam com a Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal Evocativa do 49º aniversário do 25 de Abril de 1974, às 17h, no Salão Nobre dos Paços do Município.