Ílhavo: Clã e Buba Espinho na programação do 23 Milhas.

O 23 Milhas apresenta a programação do último trimestre com destaque para Clã, concerto a ver as estrelas e projeto sobre saúde mental.

Este promete ser um dos destaques.

“Devo dançar também no escuro?” reflete sobre saúde mental, o concerto “Prelúdio para adormecer as estrelas” destinado aos mais pequenos, o aniversário do CASCI com o concerto de Buba Espinho, a apresentação da Orquestra Filarmónica Gafanhense, o concerto de Clã, a estreia do projeto musical Nativo e ainda os festivais Milha - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo e LEME, festival de circo contemporâneo, figuram entre os destaques.

Outubro arranca com o espetáculo “Devo dançar também no escuro?” (3 outubro), do projeto Némesis, que aborda a saúde mental e as formas como esta é desafiada no quotidiano.

No dia 4 de outubro, o Cais Criativo da Costa Nova acolhe “Prelúdio para adormecer as estrelas”, um concerto da pianista Mariana Miguel, em coprodução da d’Orfeu com o 23 Milhas, destinado à infância, em que as crianças têm oportunidade de passar a noite no espaço cultural.

Já em novembro, no dia 9, o CASCI comemora o seu aniversário na Casa da Cultura de Ílhavo, assinalando a data com um concerto de Buba Espinho.

A 15 de novembro, a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré recebe a Noite Europeia do Circo, em que se antecipa uma das criações do LEME deste ano, com a artista circense Margarida Monteny.

A 16 de novembro, há espetáculo para bebés, “Há um rio nesta gota”, do projeto Frenesim, na Casa da Cultura de Ílhavo.

A 22 de novembro, o fotógrafo joãozero inaugura uma exposição no foyer da Casa da Cultura de Ílhavo e, no dia seguinte, domingo, 23, a Orquestra Filarmónica Gafanhense apresenta-se na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

Na terça-feira, 25 de novembro, o Laboratório das Artes do Teatro da Vista Alegre recebe os Festivais de Outono, em parceria com a Universidade de Aveiro.

A fechar o mês, os Clã celebram o aniversário da banda, que se formou em novembro de 1992, num concerto na Casa da Cultura de Ílhavo, no dia 28.

No dia 13 de dezembro, o projeto Nativo, de Tiago Manuel Soares, apresenta o novo trabalho de pesquisa da música de raiz portuguesa, com base na percussão tradicional, depois de ter estado em residência artística na Gafanha da Nazaré.

O Planteia suspende a sua atividade, iniciando o período de hibernação até à primavera, com um fim-de-semana de encerramento do Planteia que inclui o espetáculo “Fado Mimado” (19 de outubro), da d’Orfeu, para as famílias e as escolas, oficinas de plantio com as escolas (17 a 20 de outubro) e a manutenção do jardim com a comunidade (18 de outubro).

A Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo acontece, este ano, em dois fins-de-semana, de 24 a 27 de outubro e de 31 de outubro a 2 de novembro, com a inauguração de uma exposição de Óscar Graça e da exposição “O desenho como pensamento”, de Alexandre Batista.

O LEME – Festival de Circo Contemporâneo regressa de 4 a 7 de dezembro.

O projeto cultural do Município de Ílhavo recebe ainda várias residências artísticas ao longo do trimestre: Lavoisier, Companhia Jovem de Dança de Ílhavo, Coro da Madrugada, Maurícia Barreira Neves, Quinto Palco, Nativo, Némesis, Margarida Montenÿ e Elis Valente.

Os bilhetes estarão disponíveis a partir do dia 23 de setembro na BOL e nas bilheteiras físicas da Casa da Cultura de Ílhavo e da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.