O projeto “Antropocenas” surge aos olhos do público na Fábrica das Ideias.
Uma colaboração entre Rita Natálio e João dos Santos Martins com a contribuição de diversos agentes nas áreas da ecologia, dança, antropologia e artes visuais.
Rita Natálio e João dos Santos Martins estiveram, ao longo dos últimos meses, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, numa residência artística dividida em duas fases, julho e setembro, fruto de duas parcerias diferentes do projeto 23 Milhas, com o Temps d'Images Lisboa e a Materiais Diversos, festivais onde “Antropocenas” irá estrear, já depois deste primeiro ensaio aberto ao público.
Os criadores dizem que esta é uma palestra dançada. O primeiro momento de apresentação de “Antropocenas” ao público acontece esta sexta, a partir das 21h30, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.
Entretanto o projeto comunitário “O Lugre” regressa para uma data extra, no domingo, 17, às 16h00, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. Depois da estreia em maio de 2016 e da primeira reposição em outubro do mesmo ano, existe uma oportunidade única de ver esta adaptação da obra de Bernardo Santareno.
O espetáculo, que é totalmente protagonizado por elementos da comunidade e encenado por Graeme Pulleyn, faz uma exploração contemporânea do texto clássico de Bernardo Santareno, sobre o bacalhau e a pesca à linha.