Esgueira inicia esta sexta-feira a programação de três dias da Feira Quinhentista.
A edição de 2026 das Festas Quinhentistas, comemorativas do 511º aniversário da atribuição à freguesia, do Foral Manuelino, contam com atividades no Parque Aventura transformado em cenário do século XVI
A Junta de Freguesia assume a aposta na “maior e mais ambiciosa” edição de sempre.
Mudança de local com mercado de artesanato, mercadores, ofícios tradicionais, tasquinhas, animação histórica, música, teatro, jogos populares, acampamento temático e demonstrações inspiradas no quotidiano do século XVI.
Entre os momentos mais aguardados destacam-se os cortejos e leituras do Foral Manuelino, os torneios a cavalo e apeado, os espetáculos de fogo, as artes circenses, os concertos de harpa, as demonstrações de falcoaria, o voo das aves, a música itinerante, a dança oriental e diversas recriações históricas que decorrerão ao longo dos três dias do evento.
A edição de 2026 ficará também marcada pelo forte envolvimento do movimento associativo local.
Mais de uma dezena de associações e instituições da freguesia participam ativamente na construção do evento, reforçando o seu carácter “comunitário e intergeracional”.
Na mensagem incluída no programa oficial, o Presidente da Junta de Freguesia de Esgueira, Rui Cordeiro, destaca que a mudança para o Parque Aventura permitirá criar “novas experiências, acolher mais visitantes e transformar Esgueira num verdadeiro cenário do século XVI, proporcionando a esgueirenses, aveirenses e visitantes uma viagem ao tempo do Foral Manuelino”.