Emanuel Mendes (na foto) apresenta o livro “Nunca Pares”, que retrata os diferentes Caminhos de Santiago e de Fátima.
São caminhos percorridos pelo autor e que agora surgem sob a forma de livro.
Apresentação no próximo sábado, dia 18, às 16h30, no Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa, em Albergaria-a-Velha.
“O caminho começa onde quisermos, mesmo na porta da nossa casa e segue as rotas que definirmos”.
Emanuel Mendes, em formato de diário de viagens, partilha com os leitores os diferentes caminhos que tem percorrido em Portugal, Espanha e França, explicando como surgiu a ideia de optar por determinado percurso.
Ao longo dos capítulos, é feita uma abordagem histórica e apresentada a simbologia associada ao Caminho de Santiago, mas também entramos na mente do autor, refletindo sobre os ensinamentos adquiridos, a passo e passo.
“O Caminho está no que cada pessoa conquista e descobre. Pelo Caminho revemos a nossa vida e revelamos o que em nós estava escondido. Por fim com o chegar a Santiago, descobrimos que não é o fim do Caminho, mas sim o renascer, o início de um novo ciclo”.
Nascido a 7 de dezembro de 1979, em Lisboa, Emanuel Mendes viveu a sua infância e adolescência em Alfama.
Aos 18 anos iniciou a sua carreira militar enquanto voluntário na Marinha na especialidade de Fuzileiros, tendo realizado aqui o curso de formação de oficiais.
Participou na missão de apoio à paz na Bósnia Herzegovina, regressando após essa missão à Escola de Fuzileiros, onde permaneceu ligado à instrução até findar a sua carreira nas Forças Armadas, em dezembro de 2003. Em janeiro de 2004 iniciou o curso de formação de agentes da Polícia Marítima, prestando serviço em diversos comandos a nível nacional.
Após a realização do curso de piloto de linha aérea de aviões e, posteriormente, o de instrutor de voo em aviões, Emanuel Mendes é atualmente piloto de linha aérea com a especialização em Boeing 767.
Baseando-se na sua experiência pessoal como piloto, lançou em 2015 o primeiro livro “Voar num mar de sonhos”.
Em 2016, iniciou outro desafio - a descoberta dos Caminhos de Santiago - percorrendo o Caminho Central Português. A partir daí, nunca mais parou.