A Casa Dr. Lourenço Peixinho reabre ao público com exposição de Ana Pérez-Quiroga.
Iniciativa da UA para dar a conhecer aquele que é um dos mais emblemáticos edifícios do circuito de Arte Nova da cidade.
O momento marca também a inauguração da Exposição Breviário do Quotidiano #8 – APQHome, incluída no Ciclo O Desenho como Pensamento 2025, que vai habitar temporariamente o espaço.
As iniciativas decorrem, sequencialmente, esta segunda, a partir das 16h30.
A Casa Dr. Lourenço Peixinho, propriedade da UA desde 1992, reabre ao público para acolher vários projetos e atividades de âmbito cultural.
Na ocasião é também inaugurada a Exposição Breviário do Quotidiano #8 – APQHome, da autoria de Ana Pérez-Quiroga (APQ), uma instalação artística composta por 14 telas monocromáticas em tons de azul e por um conjunto de esculturas-móveis, fotografias, desenhos, gravura e néons, que recriam um Decorado (ambiente doméstico), numa ideia de forçar os limites artísticos, onde a artista convida "os Vicenciadores a participar nesta instalação, onde a arte e a vida coexistem e se performatizam, como condição para vivenciar a obra de arte total".
A exposição que se instala temporariamente na casa, está integrada no Ciclo O Desenho como Pensamento 2025, com a curadoria de Alexandre Baptista.
Ana Pérez-Quiroga, artista visual, performer e realizadora, cujo trabalho se centra no quotidiano, na importância dos objetos comuns na construção da autorrepresentação e da identidade.
O programa propõe, assim, um fim de tarde dedicado ao encontro entre arquitetura, património cultura e práticas artísticas contemporâneas.