Aveiro: Terceira edição do Ruas de Intervenção Artística marcada para sábado.

A 3.ª edição do Ruas de Intervenção Artística (RIA) acontece durante a tarde do próximo sábado, 12 de setembro, com nove espaços comerciais do centro de Aveiro a receberem artistas de diferentes áreas.

O centro histórico de Aveiro volta a transformar-se num percurso artístico com a realização da 3.ª edição do RIA.

“Ruas de Intervenção Artística” é um projeto da Agora Aveiro, associação juvenil sem fins lucrativos sediada em Aveiro, que desenvolve projetos nas áreas do voluntariado, educação não-formal, inclusão social e promoção da cidade junto da comunidade local e internacional.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Entre as 14h30 e as 18h00, nove espaços de comércio local recebem artistas que, durante uma tarde, levam a ilustração, a música, as artes plásticas, a cerâmica, a fotografia e outras formas de expressão artística para dentro das lojas.

O RIA pretende aproximar a arte das pessoas e colocá-la nos espaços que fazem parte do quotidiano da cidade.

Em vez de percorrer galerias ou museus, os participantes são convidados a caminhar pelo centro de Aveiro, entrar nas lojas aderentes, conhecer os artistas e descobrir as suas diferentes propostas artísticas.

Para acompanhar o percurso, os visitantes podem levantar a caderneta do RIA, que funciona como um passaporte pela cidade.

Em cada espaço participante encontram um artista, uma intervenção e um carimbo.

O desafio é percorrer as diferentes lojas, completar a caderneta e, no final, receber um pequeno prémio.

Durante o percurso, as entradas nos espaços participantes são gratuitas e os visitantes podem realizar o circuito ao seu próprio ritmo. Elementos da organização e voluntários estarão espalhados pelo centro da cidade para prestar informações e ajudar a orientar o público.

O evento termina no Jardim do Mercado Manuel Firmino, às 18h30, com um convívio aberto a toda a comunidade, com dj set e uma exposição da artista Dalila Maganinho.

Nesta edição, a programação reúne nove artistas e os seus projetos artísticos, distribuídos por diferentes espaços do comércio local:

  • Cacaw — Sara Domingues, ilustração;
  • Slow Life Coffee Roasters — Miguel Duarte e Aislan Gomes, ilustração;
  • Ciclaveiro — Tiago Carvalho, ilustração, escrita e escultura;
  • PokeBox — Hélder Antunes, música;
  • YEAH! — Auristela Emperatriz, artes plásticas;
  • Bastardo — Carolina, cerâmica;
  • Pela Estrada Fora — Flávia, colagens e fotografia, e Sophia, ilustração;
  • Raiz, O Vegetariano do Bairro — Ana Reika, crochet;
  • The Iron Duke Pub — Moisés, música.