Arranca esta quarta o I Congresso Internacional de Música Electroacústica de Aveiro. Os compositores John Chowning, conhecido como ‘o pai do sintetizador digital’, e Jean-Claude Risset, um dos grandes impulsionadores mundiais da música produzida por computador, vão estar presentes no I Congresso Internacional de Música Electroacústica de Aveiro - Electroacoustic Winds 2015 (EAW 2015). Da responsabilidade da Universidade de Aveiro (UA) e da associação Arte no Tempo, o evento, tem esta noite, às 21h30, o concerto de estreia na Reitoria.
Além de Chowning e de Risset, outros nomes incontornáveis na área como Daria Semegen, Ludger Brümmer, Michael Iber, Luís Antunes Pena, António Sousa Dias, Miguel Azguime, Flo Menezes e Alexander Mihalič vão igualmente estar em Aveiro.
Organizado pelo Centro de Investigação em Música Electroacústica da UA (CIME), através do Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), e pela associação Arte no Tempo, o EAW 2015 inclui um conjunto de ações de formação para músicos e técnicos e, para um público mais abrangente, conferências e concertos.
A organização, encabeçada por Isabel Soveral, docente no Departamento de Comunicação e Arte e diretora do CIME, acredita cumprir o duplo propósito de incentivar a investigação e a partilha de conhecimento e, simultaneamente, divulgar e fazer fruir um género musical de que o público se encontra ainda pouco próximo, perseguindo a ideia de que “é no confronto com objetos artísticos do mais elevado interesse que se conquista um novo público”.