Arranca esta sexta mais um “Exodus Aveiro Fest”.
O festival internacional de fotografia e vídeo dedicado à viagem e à aventura, conta com alguns dos melhores profissionais do mundo.
A 7ª edição acontece em três dias no Centro de Congressos de Aveiro com presença de fotojornalistas, fotógrafos e videógrafos/filmmakers do mundo, com o propósito de sensibilizar o público para questões sociais e ambientais através da imagem.
Na lista de participantes contam-se Marcel Mettelsiefen, cineasta documental e diretor de fotografia, vencedor de quatro Emmy, três BAFTAs e que foi nomeado para um Óscar na categoria de “Melhor Curta Documental”.
O seu mais recente documentário de longa-metragem, "In Her Hands," estreou com grande aclamação no fim de semana de abertura do Festival de 3 Cinema de Toronto de 2022 e foi adquirido pela Netflix. Recentemente esteve no Médio Oriente a cobrir a guerra entre Israel e o Hamas.
Jonas Bendiksen, fotógrafo norueguês e membro da Magnum Photos desde 2004, autor de quatro livros, destacou-se com “Satellites” (2006), onde documenta as margens da ex-União Soviética.
A sua obra mais recente, “The Book of Veles”, funde mitologia eslava com o fenómeno das fake news, questionando os limites entre realidade e ficção.
Ciril Jazbec, fotógrafo e realizador esloveno premiado, é conhecido pelo seu trabalho sobre comunidades afetadas pela crise climática e globalização.
Entre os seus projetos de destaque está “Dream to Cure Water”, um documentário que explora a escassez de água nos Himalaias, Alpes e Andes, trabalho esse que foi vencedor da categoria Climate Stories nos Jackson Wild Media Awards de 2023.
Jazbec também documentou as mudanças climáticas no Ártico, especialmente junto ao povo Inuit.
Entre os seus inúmeros prémios contam-se o World Press Photo Award em 2021 e o Leica Oskar Barnack Newcomer Award em 2013.
Desde 2013, é colaborador e explorador da National Geographic, e o seu trabalho já foi exibido em prestigiados eventos internacionais, como Les Rencontres d'Arles.
Eric Bouvet, fotojornalista oriundo de França com uma carreira de quatro décadas, destaca-se pela cobertura de conflitos e eventos 4 históricos como a queda do Muro de Berlim e a libertação de Mandela. O seu trabalho foi já publicado em revistas mundiais renomadas como a “Time” e a “Paris-Match”.
Além disso, foi o único jornalista a trabalhar com comandos russos na Chechénia, experiência essa que inspirou o livro “Jusqu’au bout”.
Nos últimos anos, Bouvet tem-se focado em projetos documentais e artísticos, como “Elevations”.
O seu trabalho, exibido em eventos como o Rencontres d'Arles, já foi premiado com cinco World Press Photo Awards e dois Visas d’or.
Ricardo Garcia Vilanova, Aishwarya Sridhar, Martin Bissig, Patrícia de Melo Moreira, Davide Monteleone e Andrea Font completam o restante painel de oradores confirmados.
A 7ª edição do Exodus Aveiro Fest começa esta noite com momento de convívio, intitulado "Warm-up", de entrada gratuita.
A autarquia apoia o evento e celebrou protocolo de cooperação financeira com apoio financeiro no valor de 17.500€ à Gravitymotion.
Esta Associação Cultural, responsável pela realização do festival, vai realizar uma Road Trip de 02 a 05 de dezembro, pelos 11 Municípios da Região de Aveiro, sobre os pontos turísticos a visitar em cada Município e sobre o Turismo de Natureza.