Aveiro acolhe a Festa do Livro com a inclusão de workshops (Rodolfo Castro), Contadores de Histórias (Ivo Prata, Teresa Nogueira e Virgínia Millefiori), apresentação de Teatro de Marionetas (Mandrágora), Performance, Instalações e o Desfile Literário “A moda dos livros” por VIC//Aveiro Arts House.
As atividades têm lugar, este sábado, na Biblioteca Municipal de Aveiro durante todo o dia.
Pelas 10h00 será promovido o workshop “Leitura em voz alta” dinamizado pelo escritor/formador Rodolfo Castro que irá apresentar contextos e metodologias para o melhor desempenho da leitura em voz alta e dará ferramentas e dicas para a leitura em voz alta.
Às 10h00 e às 15h30, destinada a crianças, terá lugar a sessão “Mala-Surpresa - contador de Livros, contador de histórias” por Ivo Prata.
Pelas 11h30 terá lugar “Chapéus que contam histórias”, uma sessão de contos com Teresa Nogueira. Dirige-se a crianças.
À tarde, pelas 14h30 vai realizar-se o workshop “Habitantes do som” dinamizado pelo escritor/formador Rodolfo Castro para crianças.
Às 16h30 o Teatro de Marionetas de Mandrágora irá apresentar a peça “História de um gato e de um rato que se tornaram amigos” e pelas 17h30 haverá sessão de contos com Virgínia Millefiori “Sortido de Contos”. As duas atividades destinam-se a crianças.
O destaque da Festa vai para a ação “A moda dos livros: desfile literário”, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Aveiro.
A ideia deste desfile literário é evidenciar a corporeidade do livro e o modo como o corpo o veste, como se viaja ao longo das páginas, como se interage com o livro.
O convite foi dirigido a sete designers de moda (Storytailors, Katty Xiomara, Elsa Barreto, Susana Bettencourt, Yuga Hatta e Anabela Baldaque) que trabalharam num vestido inspirado no romance “O Processo Violeta” da autoria da escritora Inês Pedrosa, convidada que estará presente com leituras de sete excertos textuais.
Este percurso, que se constitui como desfile de esculturas móveis, é encenado por sete performers que vão coreografar a relação entre a moda e a literatura, a partir de sete excertos textuais, de modo a que o corpo do livro se reveja no corpo que se move na passerelle.
O livro está na origem deste espetáculo tecido de pontes narrativas entre várias artes. A iniciativa tem conceção de Rosa Alice Branco e execução da VIC//Aveiro Arts House.
Rosa Alice Branco é poeta, ensaísta, investigadora e tradutora. Tem um Doutoramento em Filosofia Contemporânea e dedica-se profissionalmente à Neuropsicologia da Perceção e à Estética, tendo três livros de ensaio publicados, um dos quais no Brasil.