UA em destaque no ranking que avalia aplicação dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

A Universidade de Aveiro (UA) surge nas primeiras 30 instituições do mundo no indicador “Parcerias para a Implementação dos Objetivos”, de acordo com o ranking Times Higher Education (THE) que avalia a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelas instituições de ensino superior.

Globalmente, a UA melhora a pontuação geral face à anterior edição deste ranking.

A UA renova a sua posição entre os lugares 201-300 a nível mundial e sobe uma posição a nível nacional.

Está agora em terceiro lugar nacional, ex aequo com as universidades Católica e do Minho.

A nível mundial, a UA surge no top 100 nos ODS 14, 15 e 1: “Life below Water” (Proteger a vida marinha), na posição 83, “Life on Land” (Proteger a vida terrestre), na posição 84, e “No Poverty” (Erradicação da pobreza), equivalendo ao 92º lugar.

A Academia Aveirense aparece ainda no top 200 mundial nos seguintes indicadores/ODS: “Quality Education” (Educação de Qualidade), “Clean Water and Sanitation” (Água potável e saneamento), “Reduced Inequalities” (Reduzir as desigualdades), “Responsible Consumption and Production” (Produção e Consumo Sustentáveis).

No contexto nacional, para além da primeira posição no ODS 17, “Parcerias para a Implementação dos Objetivos”, refletindo os esforços da universidade na promoção de parcerias e cooperação internacionais robustas para alcançar todos os ODS, a UA está igualmente na primeira posição no ODS 1 “Erradicação da pobreza”.

Destaca-se ainda o segundo lugar nacional no ODS 14 “Proteger a vida marinha” e no ODS 15 “Proteger a vida terrestre”.

A UA participa voluntariamente desde a primeira edição deste ranking, sendo a única IES portuguesa a reportar nos 17 ODS.

Nesta edição foram avaliadas 1963 instituições de 125 países, mais 19% do que na edição anterior, sendo encabeçada pela Western Sydney University, Austrália, que renova liderança, e na Europa pela Universidade de Manchester. A nível nacional, lidera a Universidade de Coimbra na posição 52 do mundo.

Este ranking é publicado pela Times Higher Education, consultora no setor do ensino superior com sede no Reino Unido.