Mordomia de São Gonçalinho garante festa sem lançamento de cavacas.

2020-10-24 12:07

Categoria: 

Concelho: 

A Mordomia de São Gonçalinho garante a festa mas sem lançamento de cavacas em 2021.

Explica que em cenário pandémico e perante as dúvidas da população, enquanto promotora destes festejos com a Paróquia da Vera Cruz, chegou a hora de deixar o esclarecimento sobre os moldes da festa.

Anuncia uma Festa de São Gonçalinho, em 2021, que se irá realizar de 8 a 11 de janeiro, com adaptações.

Na vertente religiosa, o foco central da festa, serão realizadas celebrações na capela de São Gonçalinho que se prolongarão pelo seu adro.

Durante estes dias a capela estará disponível para visitas.

"Sobre a vertente mais icónica da festa, o tradicional lançamento de cavacas, foi decidido após a equação de vários cenários e em articulação com as devidas entidades, que não haverá lugar ao tradicional lançamento de cavacas, resultando da incompatibilidade da atividade com as regras de saúde pública em vigor".

Apesar de não haver o lançamento de cavacas, a quem tem promessas a São Gonçalinho, a Mordomia quer garantir que as mesmas possam ser cumpridas, destinando cavacas a instituições sociais e educacionais parceiras.

"Assim, quem pretender, pode encomendar cavacas à Mordomia para celebrar o São Gonçalinho em família ou para destinar a instituições parceiras, a quem a Mordomia fará chegar".

Haverá espetáculos em "formatos adaptados às circunstâncias" e todas as ações terão plano individual de segurança.

"Nestes tempos, reforça-se a missão da Mordomia em honrar a história, a cultura, as tradições e as gentes do Bairro da Beira-Mar. Todos juntos, vamos em romagem São Gonçalinho adorar, prestar a nossa devoção em segurança".