Vagos: “Reviver a Aldeia do Boco” mostra tradições em "Aldeia de Portugal."

“Reviver a Aldeia do Boco” é o programa festivo deste fim de semana em Vagos.

Atividades e experiências ligadas às tradições da aldeia, desde a oficina de Carneiro de Santo Inácio, visita às azenhas, jantar típico no arraial, recriação da vida no vale e um piquenique no moinho.

O evento, organizado pela associação Pro.Boco, em parceria com a Câmara Municipal de Vagos, Junta de Freguesia de Soza e Associação Industrial do Distrito de Aveiro (Gal Aveiro Sul), incluirá diversas atividades, na sua maioria limitadas e sujeitas a inscrição.

O evento inicia-se às 15h00 deste sábado, com o acolhimento na eira da Ti Graça e, pelas 15h30, “Há Casamento na Aldeia!” onde será possível assistir à saída dos noivos da capela e participar na antiga e típica tradição da aldeia, onde a madrinha do noivo, oferece o Folar de Cornos aos que por ali se encontram, para atirar arroz e pétalas de flores aos noivos.

Pelas 16h30, vai ser possível ver como é confecionado o prato típico da aldeia, o Carneiro de Santo Inácio, passear pelas levadas e provar produtos locais na “Oficina do Carneiro de Santo Inácio”.

Ao final do dia, pelas 19h00, o Largo da Capela do Boco, será animado com uma atuação musical do “Chico da Eira”.

Mais tarde, será possível provar a gastronomia típica da aldeia, no Largo da Capela do Boco, com o “Jante no arraial”.

No domingo, dia 28, às 09h30, está assegurada a recriação “Há Vida no Vale!”, onde será possível assistir à recriação da vida de um moleiro nas Azenhas do Boco.

Na Azenha Ti Luísa, será recriado “O trabalho do moleiro” e, na Azenha Barreto, “O dia-a-dia familiar”.

De seguida, realizar-se-á uma caminhada onde será possível assistir a diversas encenações sobre a vida no vale do Boco, em diversos locais ao longo do caminho, como os “trabalhos agrícolas”, “O lavar da roupa na levada”, “Ir buscar a água à fonte”, “Apanhar a erva”, “Encher as dornas” e “Contar/abicar canas”.

Parte das atividades estacam sujeitas a inscrição e limitadas no número de participantes.

Na hora do almoço, os participantes poderão desfrutar de um “Piquenique no Moinho”, junto ao Moinho do Benjamim, no Parque de Merendas do Boco, sendo que, para tal, deverão levar farnel e manta.

Também há a possibilidade de almoçar no local, uma vez que a comissão de festas do Boco terá à venda comidas e bebidas diversas.