Arranca este fim de semana a 20.ª edição do Acampamento Regional de Escuteiros da Região de Aveiro.
Evento promovido pela Junta Regional de Aveiro do Corpo Nacional de Escutas na Colónia Agrícola, no Município de Ílhavo, até ao dia 2 de agosto.
Durante os próximos dias vão passar pelo local cerca de 1900 escuteiros de toda a região de Aveiro - 416 lobitos (6 aos 10 anos), 512 exploradores (11 aos 14), 433 pioneiros (15 aos 17), 183 caminheiros (18 aos 23 anos), 200 dirigentes em ação pedagógica e 130 dirigentes e auxiliares externos ao movimento nos serviços de apoio ao acampamento.
Sob o lema “Vê! Descobre! Arrisca! Encontra-te!” o programa do ACAREG 2024 prevê diversas ações pelo território do município, que incluem visita aos espaços culturais, colaboração com associações de cariz social e contacto com as tradições, costumes e vivências.
Paralelamente a estas ações no campo montado na Colónia Agrícola, nas freguesias de São Salvador e Gafanha da Nazaré, acontecerão diversos ateliers, workshops e oficinas de formação com entidades civis, tendo sempre como fundo, o papel que cada criança, adolescente e jovem terá num amanhã melhor.
A comunidade é convidada a participar na eucaristia e abertura oficial, que se realiza este domingo, dia 28 de julho, às 17h00, em celebração presidida pelo Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro.
Este acampamento regional realiza-se de cinco em cinco anos, estando representados os dez municípios que pertencem à Diocese de Aveiro, com 38 agrupamentos.