O Museu Marítimo inaugura a exposição “As {11} Vidas da Ria: Pescador de Bacalhau e Mulher das Secas”.
Esta mostra, com abertura este sábado, às 15h, foi desenvolvida pelos 11 Municípios da Região de Aveiro, no âmbito de Aveiro, capital Portuguesa da Cultura 2024 como forma de retratar a história de um território unido por um elemento natural singular (Ria de Aveiro), numa geografia que origina necessidades de trajes específicos.
A forma como esses trajes eram confecionados, utilizados, valorizados, preservados é um testemunho das relações sociais e da vida que gira em torno da Ria.
No caso particular do Município de Ílhavo, o Museu Marítimo destaca o pescador de bacalhau e a mulher das secas.
A exposição pode ser visitada no Museu Marítimo de Ílhavo até 29 de setembro.
A inauguração desta exposição está incluída no programa “Tanto Mar”, que o Museu Marítimo de Ílhavo realiza mensalmente, com uma programação variada.
Nesse âmbito, depois da abertura da exposição, às 16 horas, realiza-se uma visita especial à exposição temporária “Alegorias do Mar na cerâmica da Vista Alegre”, orientada pela conservadora do Museu.
Esta exposição reúne um conjunto de peças inspiradas no mar, produzidas entre 1869 e 1950, estando integrada nas comemorações do bicentenário da Fundação da Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre. Pode ser visitada até 17 de novembro.
Também no contexto do “Tanto Mar”, entre as 10 e as 13 horas realiza-se mais uma sessão de nautimodelismo, sobre moitões, em parceria com a Associação de Modelismo Náutico TEAM.
Para os mais novos, às 10h30, a Bebeteca, da Biblioteca Municipal de Ílhavo, vai ao Museu com o livro "A Pequena Sereia” (ilustrações de Gwé, da coleção “Contos Clássicos”).