Confrarias procuram "Fama" em campeonato gastronómico.

2022-07-04 07:06

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Confraria Gastronómica “As Sainhas” de Vagos (com as Sainhas) e a Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar (com a Caldeirada de Peixe de Ovar) foram finalistas no 1º Campeonato Gastronómico FAMA by Luís Lavrador.

Tratou-se uma iniciativa do chef aveirense, Luís Lavrador, integrada no projeto de estágio de Henrique Camões (mentor da iniciativa), aluno do 3º ano da Licenciatura em Gastronomia, que resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Coimbra e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (TP).

Pretendeu-se com esta iniciativa valorizar, promover e dinamizar a cultura gastronómica aveirense, por meio de um evento interativo que ponha em saudável competição seis confrarias gastronómicas da região.

Participaram a Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha, Confraria dos Sabores da Abóbora, Confraria Gastronómica “As Sainhas” de Vagos, Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar, Confraria Gastronómica da Raça Arouquesa e Confraria Nabos e Companhia.

Como “árbitros” desta final estiveram presentes júris convidados que avaliaram individualmente quer a parte degustativa do menu inspirado nos produtos defendidos pelas confrarias gastronómicas em competição, quer a parte da defesa oral que os respetivos confrades representantes efetuaram após degustação de tais iguarias.

Hélio Loureiro, presidente da mesa da assembleia geral da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, chefe de cozinha e consultor de várias entidades, apresentador televisivo e autor de vários livros gastronómicos; Luís Patrão, formador, chefe de cozinha da FPF e do Sálgaboca; Paula Barata Dias, professora na FLUC e investigadora do projeto transnacional luso-brasileiro DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia; Pedro Machado, presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal e Rogério Carlos, vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, foram os “decisores”.

Os clientes tiveram participação na decisão com os “gostos” nas redes sociais a valerem 40% na decisão final cabendo ao júri 60%.