São Jacinto: "É mais que justo reconhecer o mérito dos eleitos locais para viabilizar a instalação dos órgãos da freguesia” - PS de Aveiro.

2021-12-08 11:32

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Prova de resiliência e dedicação à freguesia.

É desta forma que o PS de Aveiro vê o desfecho na posse nos órgãos autárquicos no rescaldo das eleições de Setembro deste ano em São Jacinto.

O entendimento para a viabilização da governação de António Aguiar foi alcançado na passada segunda-feira.

Os órgãos Autárquicos da Freguesia de São Jacinto acabam de ser instalados num processo que o PS reconhece como “moroso” mas “laborioso e paciente”.

Sem maioria e com Aliança com Aveiro e CDU a terem voz decisiva numa eventual solução, o Executivo da Junta de Freguesia, com três elementos, e a Assembleia de Ferguesia, com sete lugares, exigiam acordo.

O PS diz que foi feito um “trabalho diligente” deixando palavra às forças políticas mais votadas, lideradas por PS e PSD, que “conseguiram o consenso necessário”.

“No dia 6 de dezembro, fez-se história: os membros da Assembleia e Junta de Freguesia de São Jacinto podem agora começar a desempenhar as competências para as quais foram eleitos".

"E essa morosidade revela, em primeiro lugar, a resiliência do Presidente António Aguiar para conseguir, mais do que nunca, que São Jacinto, num vasto quadro de competências que servem as pessoas em proximidade, possam retomar o seu curso normal de realização. Está de parabéns o Presidente da Junta”.

Em nota divulgada esta terça-feira, a concelhia liderada por Manuel Sousa elogia os autarcas de freguesia.

“Este processo não foi conseguido por artes mágicas, teve apurada dedicação, diálogo, assunção de responsabilidades comuns. Portanto, é mais que justo reconhecer o mérito da visão dos eleitos locais para compreenderem a importância de encontrar uma solução para viabilizar a instalação dos órgãos”.

Quanto ao futuro e estabilidade da Governação, o PS de Aveiro espera “diálogo” e “frontalidade”.

“O ciclo autárquico que agora é assumido em São Jacinto será seguramente de grande diálogo, de frontalidade, de rigor para acertar o que ainda não está dentro dos quadros que se exige, mas também para dar novas dinâmicas a velhos problemas. As pessoas de São Jacinto, como todo o Município de Aveiro, merecem mais coesão socioeconómica, mais e melhores serviços de proximidade, mais qualidade de vida”.