No próximo sábado, 25 de Maio, Ovar acorda com uma vibração especial e o desafio é percorrer a Cidade-Museu do azulejo e abraçar a cultura que se espalha por cada rua e por cada lugar.
É o dia grande do Maio do Azulejo, com 13 horas ininterruptas de iniciativas, todas gratuitas, que culminam com o concerto de Mart'Nália e Paulinho Moska e que convidam a conhecer o património azulejar do concelho e a mergulhar a fundo nas vivências e tradições vareiras.
É um dos momentos mais aguardados do Maio do Azulejo: o concerto dos brasileiros Mart'nália e Paulinho Moska, marcado para as 21h30, tendo como pano de fundo uma das montras maiores do património azulejar do concelho: o Palácio da Justiça de Ovar, em que se destaca a obra de Jorge Barradas.
O dia começa bem cedo e é para aproveitar até ao último minuto. O Largo Família Soares Pinto (Chafariz Neptuno) recebe a segunda mostra de artesanato dedicada ao azulejo e protagonizada por artesãos e empreendedores do concelho. Durante todo o dia decorrem, ainda, oficinas criativas de pintura em azulejo, de crachás e carimbos gigantes. Uma atividade especial para toda a família.
Da programação destaque ainda para as diferentes propostas de visita guiada, que iniciam no Posto de Turismo de Ovar. “Rua de Sentido Único” regressa com mais duas sessões, às 11h e às 18h. Lançado no passado fim-de-semana, este formato de audiowalk convida os participantes a colocar os auriculares e a ouvir as estórias que habitam na cidade, numa proposta criativa, inspirada nos testemunhos da comunidade.
Às 15h, há uma edição especial do “Vai Passear”. Os participantes recebem um livro-mapa e um azulejo e são desafiados a encontrar o padrão correspondente numa das fachadas da cidade de Ovar. Um passeio repleto de surpresas, com vários momentos culturais, literalmente ao virar da esquina.
Até ao final do mês, o Maio do Azulejo continua a estimular a criatividade, com mais três oficinas na Escola de Artes e Ofícios: “A Poesia do Azulejo”, marcada para sexta-feira, 24 de maio, das 19h às 20h30, irá desafiar cada participante a escrever um texto curto e a pintá-lo no azulejo. Já nos dias 27, 28 e 29 de maio, das 19h às 21h, há uma nova formação, desta vez para explorar a técnica da corda seca. A última oficina, intitulada “Psicologia da Arte – Padrões e sua Significações”, está marcada para o dia 31 de maio e decorre das 19h às 20h30.
A fechar o pano e no âmbito do projeto “Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024”, Aveiro e Ovar juntam-se para dar a conhecer a marca indelével das suas paisagens urbanas: o azulejo, com uma visita orientada que começa na Galeria do Centro de Arte de Ovar, com a visita à exposição Entre Dois Mundos de O Gringo, que segue com um passeio pelas ruas de Ovar e termina em Aveiro, na Galeria da Antiga Capitania do Porto de Aveiro.
Fonte: CMO