Revisão do Plano de Pormenor do Centro segue para consulta pública.

2023-02-03 11:33

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A revisão do Plano de Pormenor (PP) do Centro (zona da Fonte Nova) segue para consulta pública.

As alterações são ditadas pela necessidade de articular espaços privados e espaços públicos, no quadro da vigência do novo PDM.

Procura assegurar a consolidação urbana da área, em particular pela existência do barreiro, de casas com traseiras voltadas para a Fonte Nova e a articulação desta revisão com a estrutura urbana existente.

A revisão define já a implementação do Centro Interpretativo de História Natural de Aveiro, a construir num espaço verde  que abraça e integra o antigo Barreio da Fábrica Jerónimo Pereira Campos e que irá permitir, não só, perpetuar a história das antigas fábricas de cerâmica como, também, dar a conhecer a particularidade biológica, geológica, geomorfológica, paleontológica e de registo fóssil.

Para que esta operação seja possível a CMA optou por retirar a capacidade construtiva de dois lotes de terreno de sua propriedade e para os quais o atual PP define 16.000 m2 de construção.

A oposição do PS absteve-se por entender que os "vícios" de outros processos foram mantidos nesta questões.

Fernando Nogueira diz que há diferenças insanáveis quanto aos conceitos de participação pública considerando a consulta que se segue um mero processo formal (com áudio)

Ribau Esteves repetiu o que tinha dito sobre as críticas do PS a propósito do concurso de ideias da lota.

O autarca encontra no PS um discurso repetido contra a forma de levar os temas a discussão mas sem ideias próprias (com áudio)

Em análise a definição dos critérios de localização dos usos habitacionais e das atividades turísticas, comerciais e de serviços, e a preservação dos valores patrimoniais, como são exemplo o Barreiro e a antiga Capela de São Tomás de Aquino (séc. XIX).

A consulta pública vai decorrer por 20 dias seguidos (incluindo sábados, domingos e feriados) para a fase de consulta.

Os interessados poderão consultar os documentos da revisão do PP do Centro, no período a definir, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30 no Gabinete de Apoio Integrado, no Centro de Congressos de Aveiro, e de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00, no Museu da Cidade de Aveiro, bem como no site oficial da Câmara Municipal de Aveiro, em: www.cm-aveiro.pt/ .