"Permanece a solidariedade e o respeito, a consideração e a homenagem para com uma nação soberbamente exemplar na resiliência, na coragem e no patriotismo" - Paulo Pinto Santos.

2023-02-28 07:20

Categoria: 

Concelho: 

A Mesa da Assembleia Municipal de Ílhavo assinalou os 365 dias de guerra na Ucrânia e a ação solidária promovida pelo município de Ílhavo.

Paulo Pinto Santos diz que o faz para que a guerra não caia no esquecimento e a resistência do povo Ucraniano se mantenha.

“Há um ano, o mundo sobressaltou-se quando, de forma inesperada para muitos e de modo bárbaro para a maioria da comunidade internacional, a Rússia invadiu a Ucrânia, matando vidas, desmembrando famílias, destruindo e arrasando aldeias, vilas e cidades. Um inferno que se arrasta há mais de 365 dias. O direito internacional foi rasgado, o respeito pelos direitos humanos violado, a soberania, a democracia e a liberdade de um povo e de uma nação foram aniquiladas. Permanece a solidariedade e o respeito, a consideração e a homenagem para com uma nação soberbamente exemplar na resiliência, na coragem e no patriotismo, na luta contra um agressor inqualificável, na defesa da integridade e identidade enquanto povo e país”.

O presidente da Mesa da Assembleia Municipal destaca os gestos de solidariedade da população ilhavense para com o povo da Ucrânia (https://tinyurl.com/yckappve) e a resolução que condenava a agressão russa. (https://tinyurl.com/2p87te5v ).

“Para que a apatia coletiva não tome o lugar de uma normalidade quotidiana que faça esquecer esta condenável invasão, que preserve a memória dos que morreram e que fortaleça a coragem dos que resistem heroicamente. Importa, hoje, como ontem, lembrar: SLAVA UKRAINI"!