Ovar: Orgulho vareiro no dia do município.

2023-07-27 14:49

Categoria: 

Concelho: 

Homenagens marcam as comemorações do Dia do Município de Ovar.

No Centro de Arte de Ovar foram homenageadas personalidades individuais e coletivas que, em diversas áreas, têm contribuído para o desenvolvimento e notoriedade do Município.

O dia 25 de Julho ficou, ainda, marcado por inaugurações e anúncios de novas obras.

O Futebol Clube de Cortegaça, que está a comemorar o centenário, recebeu a Medalha de Ouro Município.

Foram, ainda, atribuídas Medalhas de Mérito Municipal Ouro a Domingos Tavares e Jaime Almeida.

Álvaro Gomes, António Beça, António de Oliveira e Castro, João Pais (João Vareirinha) e Joaquim Valdemar Martins foram condecorados com a Medalha de Mérito Municipal Prata.

Já as Medalhas de Mérito Municipal Cobre foram entregues a Andreia Norton, Beatriz Gama, Filipa Faria e João Fula.

“Não há melhor forma de injetar o espírito e orgulho vareiro na comunidade do que reconhecer publicamente os nossos melhores”, referiu Salvador Malheiro.

O autarca deixou uma palavra de reconhecimento a todos os homenageados, destacando “o mérito das jovens atletas galardoadas, assim como daqueles que emprestaram grande parte da sua vida à causa pública e que muito têm contribuído para o desenvolvimento e sucesso do Município em áreas diversas como o desporto, a gestão autárquica, a restauração, a educação e o mundo associativo”.

Para o autarca o município é uma referência à escala nacional em vários sectores.

“O volume de negócios global do nosso tecido empresarial está próximo dos 3 mil milhões de euros, o que representa um PIB per capita superior ao dobro da média nacional. Estamos na linha da frente em matéria de sustentabilidade ambiental. Somos uma referência nas políticas para as crianças e para a juventude. Somos um exemplo nacional em matéria de habitação e desenvolvimento social”, resumiu, destacando algumas obras estruturantes realizadas nos últimos 10 anos.

A cerimónia evocativa ficou ainda marcada pela entrega de Medalhas de Bons Serviços aos trabalhadores da Câmara Municipal de Ovar com 20 anos de serviço e por uma homenagem aos agentes educativos que se aposentaram este ano letivo.

Os momentos musicais estiveram a cargo do Coro de Jovens da Academia do Orfeão de Ovar e de Laura Rui que, acompanhada à guitarra por Manuel Tavares, fechou a cerimónia cantando o hino de Ovar.

Na sessão solene esteve presente o vereador português do Bairro Leste da Câmara de Newark, Michael Silva que, simbolicamente, recebeu o Foral de 1514 e o tradicional azulejo de Ovar.

Do programa das comemorações destaque, ainda, para a inauguração das obras de ampliação e requalificação da Escola Básica de S. João de Ovar e do Parque de Lazer e Bem-Estar de S. Vicente de Pereira.

Foi ainda assinado o auto de consignação da Empreitada de Requalificação da Rua António Lopes (S. João de Ovar) e Rua Dr. Vale Guimarães (Válega) e apresentado, pela AdRA - Águas da Região de Aveiro, o projeto para a ampliação do Sistema de Água Residuais em São Vicente Pereira.

O dia 25 de Julho iniciou-se na Praça da República, com a guarda de honra feita pelos Bombeiros Voluntários do Concelho.

O dia terminou com uma eucaristia em honra ao Padroeiro de Ovar, S. Cristóvão, na Igreja Matriz de Ovar.

As comemorações do Dia do Município arrancaram, no fim de semana, 22 e 23 de Julho, com duas sessões esgotadas do Espetáculo “Sabão Potassa”: Estórias d’ Alma Lavada, no CAO, uma coprodução da Câmara Municipal de Ovar e da Associação de Teatro Sol D’Alma.