Oliveira do Bairro: Autarquia recebeu comunidade educativa em sessão de boas-vindas.

2022-09-05 10:33

Categoria: 

Concelho: 

O Município já realizou a habitual sessão de receção aos professores e pessoal não docente do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, evento que marca o início do ano letivo 2022/23 no concelho.

Foi na passada sexta, dia 2 de Setembro, no Quartel das Artes, com a presença de Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, e Lília Ana Águas, Vereadora da Educação.

O autarca de Oliveira do Bairro deixou uma especial saudação aos professores que chegam este ano ao concelho de Oliveira do Bairro, garantindo à Direção do Agrupamento que a colaboração entre as duas entidades, “que tem sido muito profícua, continuará a ser aprofundada cada vez mais”.

Duarte Novo relembrou que a missão de todos os que trabalham na área da Educação, docentes, não docentes, técnicos e Executivo Municipal, é o de oferecer todas as condições necessárias para que as crianças e jovens do Concelho possam atingir o seu máximo potencial, destacando o papel fundamental dos assistentes operacionais.

Relativamente aos estabelecimentos de ensino, Duarte Novo assegurou que o Executivo está a trabalhar para continuar a melhorar as condições existentes, ressalvando as obras que foram realizadas no edifício que albergou a Extensão Frei Gil, em Bustos, recentemente adquirido pelo Município, e que ficará definitivamente ao serviço do agrupamento de escolas.

Em relação à Escola Secundária de Oliveira do Bairro, o único estabelecimento que ainda não beneficiou da intervenção do Município, por ser ainda propriedade do Ministério da Educação, à exceção da retirada das placas de fibrocimento, Duarte Novo explicou que aguarda apenas a formalização e concretização das diretivas da descentralização de competências, com o respetivo financiamento, para avançar com as necessárias obras de requalificação.

Álvaro Reis, Diretor do Agrupamento, apresentou as principais diretrizes da planificação para este ano letivo, agradecendo ao Município por “toda a colaboração que tem prestado e que certamente vai continuar a prestar”.

Este responsável explicou o conceito do novo Projeto Educativo do Agrupamento, intitulado “Ser certo, num mundo incerto”, apresentando-o como um desafio para toda a comunidade educativa.

“Tudo o que fazemos é para o bem do Agrupamento e para o bem dos alunos, porque é por eles que nós aqui estamos”, referiu Álvaro Ferreira.

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro vai contar, este ano letivo, com cerca de três mil alunos e 267 docentes, dos quais 42 são recém-chegados, número que poderá ainda crescer, distribuídos por 12 estabelecimentos de ensino.

As aulas começam no dia 16 de setembro.