Modernização da Linha do Vouga vai estudar acesso até à Universidade.

2020-11-06 08:24

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O Governo garante que a modernização da Linha do Vouga e a construção do eixo rodoviário Aveiro – Águeda são para cumprir.

Garantia do Ministro das Infraestruturas, no parlamento, em semana de audições, com destaque para o possível estudo de um ramal da linha até ao campus universitário.

Pedro Nuno Santos respondia ao deputado social-democrata André Neves que comparou o investimento de 100 milhões de euros anunciado para a Linha do Vouga com a verba que se encontrava inscrita na versão anterior do Plano Nacional de Investimentos (PNI) e exigiu esclarecimentos sobre o projeto.

O deputado do PSD recorda a intervenção que estava inscrita na anterior versão do Plano Nacional de Investimentos e refere que “se virmos com mais atenção, os 75 milhões que estavam previstos [anteriormente] eram só para o troço Espinho-Oliveira de Azeméis, que corresponde a pouco mais de 1 terço da linha”.

Questão sobre os montantes e o tipo de obra em análise (com áudio)

A nova versão do Plano Nacional de Investimentos, apresentada pelo Governo no passado dia 22 de outubro prevê o investimento de 100 milhões de euros na reabilitação e modernização da Linha do Vouga e refere que será estudada a possibilidade de interface entre esta com a Linha do Norte, em Espinho.

Em tom de desafio, André Neves questionou o Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos se “Pode o Sr. Ministro esclarecer se está prevista alguma solução para duas linhas que estão a meio km de distância uma da outra?”

O deputado do PSD defende que a Linha do Vouga “devia afirmar-se como uma verdadeira alternativa ao transporte individual”, mas lembrou que “nos últimos 40 o material circulante só foi substituído 1 vez e sempre por composições adaptadas, com muita oscilação e sem nenhum conforto”.

Pedro Nuno Santos reconheceu que o material circulante “está num estado assustador” e explicou que a bitola métrica não será substituída por bitola ibérica.

Por esse motivo, segundo o Ministro “o investimento é mais barato e acreditamos que os 100 milhões são suficientes” o que alarga o âmbito da renovação da via.

Relativamente ao interface com a Linha do Norte, o governante comprometeu-se com a operacionalização de uma solução em Espinho e adiantou que em Aveiro está a ser estudada uma extensão da linha até à Universidade de Aveiro (com áudio).

Os sociais democratas aproveitaram a oportunidade para pedir obras há muito adiadas.

Helga Correia citou o nó de ligação a Fajões a partir da via que ligará Arouca ao nó de Pigeiros da A32, da Linha do Vale do Vouga estar reduzida a “anúncios e mais anúncios” e a ligação de Sever do Vouga à A25.

Pedro Nuno Santos refere que a ligação Aveiro – Águeda é para cumprir (com áudio)