Mealhada: Executivo opera redistribuição de pelouros.

2023-01-25 09:38

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A entrada de Ricardo Santos no Executivo Municipal da Mealhada motivou uma redistribuição de pelouros na equipa liderada por António Jorge Franco.

O executivo, composto por sete elementos, terá o presidente e três vereadores em regime de tempo inteiro.

Mudanças que surgem na sequência da demissão de Gil Ferreira, Vereador que entregou a carta de demissão em Janeiro.

Renunciou ao mandato depois de eleito em 2021 pelo Movimento Independente (MMMI).

Na altura alegou motivos de ordem pessoal num quadro em que dividia funções entre a autarquia (meio tempo) e o ensino.

Ricardo Santos, até agora chefe de Gabinete de Apoio ao Presidente e Vereação e quarto na lista independente, assume funções como vereador com os pelouros do Desporto, Agricultura, Floresta e Espaços Verdes, Proteção Civil, Cuidado Animal, Mercados e Feiras e coadjuva o presidente no pelouro das Juntas de Freguesia.

Nesta redistribuição, o presidente, António Jorge Franco, assume a Educação, Ensino e Formação, a Comunicação e Imagem e a Conservação Rodoviária, Logística e Manutenção. Mantém o Urbanismo e Planeamento do Território, o Ambiente e Gestão de Resíduos, a Mobilidade Sustentável, a Energia e Eficiência Energética, a Gestão Administrativa e Financeira (coadjuvado pela vice-presidente), a Gestão de Recursos Humanos, as Juntas de Freguesia (coadjuvado por Ricardo Santos), a Ação Social, a Gestão de Obras Municipais e Intervenção Paisagística, a Gestão do Património Municipal e a Saúde (coadjuvado por Hugo Silva).

Filomena Pinheiro, vice-presidente da Autarquia, assume o pelouro da Cultura, com Arquivo e Biblioteca, Cineteatro Messias e Associação Culturais e Recreativas, o Centro de Interpretação Ambiental e coadjuva o presidente na Educação, Ensino e Formação.

Mantém o Turismo, o Desenvolvimento Económico (coadjuvada pelo Vereador Hugo Silva), os Fundos Comunitários e a Relação com CIM - Coimbra e CCDRC.

Hugo Silva passa a ter a seu cargo a Participação Cidadã e as Associações Juvenis, mantendo as Empresas e Iniciativa Privada, os Espaços e Dinâmicas Empresariais, a Inovação, Inovação Social e SmartCities, a Juventude e a Feira de Artesanato e Gastronomia.

Coadjuva o presidente na Saúde e a vice-presidente no Desenvolvimento Económico.

“Temos uma equipa forte e empenhada em fazer o melhor para o desenvolvimento sustentado do município, estando atenta às necessidade da população”, afirmou António Jorge Franco .

As alterações de pelouros foram comunicadas, primeiramente aos serviços e, ainda ao início da noite de ontem, dia da tomada de posse de Ricardo Santos, a todos os presidentes de junta.

“A Câmara é o Executivo, mas são também as juntas de freguesia. Todos juntos trabalhamos para o desenvolvimento do Município e esta proximidade para com as juntas é para manter”, sublinhou o presidente da Câmara da Mealhada.

O Executivo Municipal da Mealhada é composto por sete elementos: António Jorge Franco; Filomena Pinheiro e Ricardo Santos, eleitos pelo Mais e Melhor Movimento Independente (MMMI), por Hugo Silva, eleito pela Coligação Juntos pelo Concelho da Mealhada, e pelos vereadores eleitos pelo PS, sem pelouro atribuído, Rui Marqueiro, José Calhoa Morais e Sónia Oliveira.