Sardinha é o mote de mais uma edição de “Tanto Mar!”.
A fechar o mês de novembro, no sábado, dia 30, o Museu Marítimo de Ílhavo promove mais uma edição do programa “Tanto Mar!”, que inclui a inauguração de uma exposição e uma Conversa de Mar dedicada à sustentabilidade da vida marinha.
Às 17h, será inaugurada a exposição temporária “Sardinha, o sem fim da pesca do cerco”, que resulta do livro “Sardinha”, de Hélder Luís, apresentado no Museu Marítimo de Ílhavo a 24 de junho de 2023.
Este projeto de fotografia documental, desenvolvido no âmbito da residência artística MAR|PVZ|19/20, realizada na Póvoa de Varzim, reflete quatro anos de trabalho, de 2018 a 2022, durante os quais Hélder Luís acompanhou a bordo várias tripulações, registando a vida no mar português.
O resultado é um valioso testemunho visual que documenta e homenageia a pesca do cerco, uma das mais importantes artes de pesca em Portugal.
A exposição estará patente na sala de exposições temporárias do Museu até ao dia 28 de fevereiro de 2025.
A inauguração será seguida pela Conversa de Mar “Sardinha: Sustentabilidade da vida marinha”, com a participação de Hélder Luís e Diana Feijó.
A sessão abordará a importância da gestão sustentável da pesca do cerco, um dos métodos mais tradicionais de captura de peixe em Portugal que depende do uso de tecnologias adequadas e do cumprimento de limites de captura, além de outras medidas para evitar a sobrepesca e a destruição dos ecossistemas marinhos, garantindo assim a sustentabilidade a longo prazo.
Hélder Luís, natural da Póvoa de Varzim, é designer, fotógrafo, artista multimédia e músico, estando atualmente envolvido em vários projetos documentais e artísticos no âmbito da cultura marítima.
Diana Feijó é técnica superior na área das pescas no Instituto Português do Mar e da Atmosfera e doutoranda em Ciências Marinhas, Tecnologia e Gestão na Universidade de Vigo.
No mesmo dia, entre as 10h e as 13h, a Associação de Modelismo Náutico TEAM dinamiza uma oficina de nautimodelismo dedicada ao tema do cesto do isco, dirigida a maiores de 12 anos.
As inscrições para esta atividade podem ser feitas através do endereço de correio eletrónico: visitas.mmi@cm-ilhavo.pt.