Festivais de Outono encerram com música da Nona sinfonia de Beethoven.

Os Festivais de Outono encerram, no próximo fim de semana, assinalando 200 anos da Nona sinfonia de Beethoven.

Música, no sábado, 30 de novembro, com as orquestras Filarmonia das Beiras e Sinfónica do DeCA, o Coro do DeCA, e quatro cantores líricos.

A direção será do maestro e professor Luís Carvalho.

“A Nona”, ao vivo, no Teatro Aveirense, a partir das 21h30, é uma grande produção que obriga a mobilização de meios, músicos e intérpretes.

A Orquestra Filarmonia das Beiras sobe ao palco, acompanhada pela Orquestra e pelo Coro do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA), e por quatro cantores líricos: a soprano Simone Toito, a contralto Rafaela Veiga, o barítono Tiago Matos e o tenor Pedro Rodrigues.

A Sinfonia n.° 9, conhecida como “A Nona”, a última sinfonia completa composta por Ludwig van Beethoven, é considerada percursora do romantismo na música e uma das grandes obrasprimas do compositor alemão, nascido em Bona.

O último movimento, chamado (informalmente) "Ode à Alegria", foi rearranjado por Herbert von Karajan para se tornar o hino da União Europeia.

Este movimento incorpora o poema “An die Freude” ("À Alegria"), uma ode escrita por Friedrich Schiller e cantada por solistas e coro.

A lotação da sala está esgotada.

Mas, antes, a 27, o Duo Amábile convida Inês Araújo para a Igreja das Carmelitas.

O Duo Amábile é formado pela regente de coros e professora Ana Lúcia Gaborim e pelo violonista e compositor Marcelo Fernandes.

O duo dedica-se à canção de câmara brasileira, tendo realizado estreias de obras na Academia Brasileira de Letras (Rio de Janeiro), memorial da América Latina (São Paulo), e no Festival Internacional de Violão, em Campo Grande (Mato Grosso do Sul).

O programa a apresentar esta quarta, às 21h30, na Igreja das Carmelitas, em Aveiro, apresenta canções novecentistas brasileiras, obras tradicionais do violão clássico brasileiro e canções produzidas por Marcelo Fernandes, a convite de poetas brasileiros, tais como Carlos Nejar, Rubênio Marcelo, Raquel Naveira e Delasnieve Daspet.

Este concerto contará ainda com a participação da soprano Inês Araújo.