JSD diz que Presidente da AAUAv fez um discurso que foi "um exercício de vaidade política, para agradar a sectores específicos da comunidade académica e política de Aveiro”.

2024-01-19 17:01

Categoria: 

Concelho: 

A JSD de Aveiro sai em defesa da Câmara de Aveiro e de Ribau Esteves visado na tomada de posse dos órgãos da Associação Académica da Universidade de Aveiro.

Assume a resposta às críticas de Wilson Carmo, Presidente da AAUAv, que acusou a autarquia de estar de costas voltadas para a maior associação concelhia, dizendo que na última década, a Câmara Municipal de Aveiro liderada pela 'Aliança com Aveiro (PSD/CDS-PP/PPM)' tem tido no seu pelouro da Juventude “uma das maiores apostas e opções estratégicas e políticas da sua governação”, sublinhando que nas várias medidas que a Câmara de Aveiro tem implementado, “e que visam os jovens nas várias fases do seu percurso escolar, os jovens universitários são uma peça chave”.

Vincam que “foi a CMA que lutou para que os estudantes fizessem parte da vida da cidade, desde as tradicionais festas académicas a vários momentos institucionais realizados de forma conjunta, entre os quais podemos relembrar a receção pelo Presidente da autarquia aos novos estudantes, todos os anos e que por opção da presidência de Wilson Carmo na Associação Académica, foi cancelada”, acusa.

Para a JSD “a UA e os seus estudantes são um elemento-chave na vida de Aveiro e, por isso, tem sido com agrado que vemos o empenho na Câmara em aspetos particularmente importantes, como a luta pela inclusão do Curso de Medicina na nossa Universidade, o reforço das residências universitárias para estudantes, os projetos na área da inovação que permitem a fixação de jovens da UA em Aveiro, proporcionando oportunidades de emprego de acordo com a sua área académica, nomeadamente nas matérias que dizem respeito às Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática, entre outros”.

A JSD de Aveiro diz-se “estupefacta” depois de ter ouvido, na quinta-feira, o que foi dito pelo Presidente Wilson Carmo, na tomada de posse da Associação Académica da Universidade de Aveiro.

“Um discurso vazio e oco de ideias, que contraria, sem fundamento, aquilo que tem sido o caminho tomado pelo Executivo Municipal”.

“Tratou-se de um exercício de vaidade política, para agradar a sectores específicos da comunidade académica e política de Aveiro, sem o mínimo de relação com a realidade”.

Para a JSD, o Presidente da AAUAv “decidiu alienar o seu importante papel de líder estudantil para os verdadeiros problemas dos estudantes" e acusa o dirigente estudantil de ignorar os grandes desafios da academia.

"Não vimos, em momento algum a AAUAv a exercer pressão sobre a própria UA e o Governo para que o Curso de Medicina ou Centro Académico Clínico venham a ser uma realidade. Qual é a visão da AAUAv perante a inoperabilidade da própria UA e do Governo na resolução do problema das residências universitárias, especificamente em Aveiro? Qual é a palavra e as medidas que tem a AAUAV para diminuir o abandono académico, perante as dificuldades financeiras? Onde está o relatório e contas do último exercício e quando irão apresentar aos estudantes o plano de atividades para o presente mandato?”, concluem.

A JSD faz questão de recordar ao atual presidente da AAUAv medidas da autarquia para o setor da habitação, em operações privadas, e lamentou o ataque num ano em que Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura.

"O presidente da Associação Académica, que tem responsabilidades institucionais muito importantes no quadro do Município de Aveiro, decide brindar todos aqueles que estão agora a descobrir e a conhecer Aveiro, com um discurso triste, desfasado da realidade e do desenvolvimento da nossa terra”.