Ílhavo: "Temos obrigação de reconhecer méritos da nossa sociedade” - Fernando Caçoilo.

2021-06-10 18:44

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ílhavo celebrou o Dia de Portugal como dia da comunidade ilhavense com a entrega das condecorações habituais no Feriado Municipal mas adiadas devido à pandemia.

Um dia especial, de portugalidade mas que em Ílhavo foi sobretudo dia da comunidade local com apresentação de projetos comunitários.

A abertura da sessão, na Casa da Cultura, ficou marcada pela apresentação do projeto “Se esta rua fosse minha”, do Centro de Documentação de Ílhavo, com representantes de todas as freguesias na apresentação dos topónimos do Município, nomeadamente as ruas, becos, avenidas, praças e pontes (com áudio).

Fernando Caçoilo, autarca de Ílhavo, discursou para agradecer a entrega dos cidadãos nas causas comunitárias e vincar o reconhecimento pelo papel desempenhado nos diferentes setores da sociedade civil.

“Hoje falamos de cidadãos, pessoas, comunidade. A primeira parte dedicada ao projeto ´Se esta rua fosse minha` mostra que não esquecemos as nossa raizes, locais e fregueisas. Agradeço a todos quantos têm participado. As histórias que nos dão mostram que cada rua tem algo da nossa vivência. O que a terra evolui, o que oferecia e o que oferece hoje. Temos que nos sentir orgulhosos. Esta é uma terra em franco progresso e de coesão territorial”.

O presidente da Câmara quis agradecer a entrega dos cidadãos nas causas comunitárias e vincar o reconhecimento pelo papel desempenhado nos diferentes setores da sociedade civil (com áudio).

“Nas condecorações vivemos um momento sentido. Momento de reconhecimento do mérito de fazer bem, da sua disponibilidade e o mérito de feitos cívicos acima da média. Temos obrigação de reconhecer esses méritos”.

As distinções de 2020 destacaram Francisco Amarante (basquetebolista), Pedro Bola Marques (bailarino), Ricardo Panela (barítono), Álvaro Garrido (docente universitário e antigo diretor do Museu Marítimo), Fernando Oliveira e Francisco Pascoal (funcionários autárquicos) e Fernando Maria da Paz Duarte (Antigo presidente da Assembleia Municipal distinguido a Título Póstumo).

Em relação ao ano de 2021, a Câmara Municipal de Ílhavo distinguiu a Associação Amigos da Malha da Carvalheira, Grupo Regional de Danças e Cantares da Gafanha do Carmo, Rotary Club de Ílhavo, Grupo de Jovens “A Tulha”, Padre João Gonçalves (a título póstumo) e os chefes escutistas Aureliano Rodrigues e Vitorina Azevedo.

Fernando Caçoilo lembra que desde o lançamento desta iniciativa, habitual no feriado municipal, já foram entregues 170 condecorações.

“Desde o início já entregamos 170 condecorações honoríficas. Estas distinções são transversais a várias áreas da sociedade. É um gosto fazer a entrega porque é sinal de ser exemplo. Um grande obrigado a todos”.

Da Casa da Cultura, os que assistiram a entrega de condecorações seguiram para o exterior para a inauguração do projeto cultural comunitário “Planteia”, do 23 Milhas.

A Comunidade juntou-se em área de transformação do espaço público num jardim que é, simultaneamente, um palco, uma plateia, um lugar de encontros e um espaço de jogo.

De praça da Casa da Cultura o terreiro passa a jardim (com áudio).

“Foi um projeto que nasceu em espírito comunitário dando vida à praça com a comunidade ativa na sua construção. Queremos um ponto de encontro de criação no espaço público, e chamar a comunidade. É um projeto vivo. Queremos que ajude a transformar o centro da cidade de Ílhavo”.

Fernando Caçoilo lembra que a pandemia mudou vidas, ainda não permite um regresso ao normal que todos conheciam mas incentivou o espírito positivo em nome de um futuro de felicidade.

“Queremos celebrar a vida, aproveitar o que tem de positivo. Se todos fizermos isso teremos melhor sociedade, mais inclusiva e que orgulhe todos, enquanto sociedade evoluida”.