Ílhavo está confortável na ANMP mas defende reformas na estrutura.
Em discurso na Assembleia Municipal de Ílhavo, sobre descentralização e sobre as críticas de alguns municípios à gestão de Luísa Salgueiro na liderança da ANMP, o presidente da Câmara de Ílhavo assumiu que é necessário renovar estruturas, reformar o sistema e mudar rostos.
No momento em que o Porto já decidiu a saída da estrutura representativa dos municípios e outros ponderam seguir esses passos, o autarca de Ílhavo reafirma compromisso com a entidade.
O presidente da Câmara de Ílhavo defende mudanças na Associação Nacional de Freguesias e Associação Nacional de Municípios Portugueses e, neste último caso, admite mesmo que seria importante substituir rostos que se eternizam na estrutura no que pode ser entendido como referência a Ribau Esteves.
O discurso reformista de João Campolargo "atinge" a longevidade de Ribau Esteves na ANMP onde tem assento na direção desde os tempos de Manuel Machado.
É já um dos históricos do poder local com gestão autárquica há 25 anos.
Na resposta às questões dos deputados municipais foi claro na defesa de mudanças profundas nestes organismos (com áudio)