Foi inauguradaa nova Unidade de Saúde Familiar da Palhaça.

2021-12-29 16:06

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Oliveira do Bairro inaugurou na passada terça-feira, dia 28 de dezembro, a Unidade de Saúde Familiar (USF) da Palhaça, resultado de um investimento de mais de 1 milhão de euros.

A nova infraestrutura, que contou com financiamento de fundos comunitários, no valor de 762 mil euros, no âmbito do Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial da Região de Aveiro, está localizada junto ao Polo Escolar da Palhaça e, segundo Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, trata-se de “um passo importante no caminho para que a Saúde possa estar disponível para todos”.O autarca reforçou que este equipamento, capacitado para atender 3400 utentes, “está dotado de meios físicos e tecnológicos capazes de dar uma resposta de qualidade a toda a população servida.”

A cerimónia de inauguração contou com a presença de Isabel Damasceno, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, Rosa Reis Marques, Presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, Pedro Almeida, Diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Vouga e Micaela Oliveira, Coordenadora da Unidade de Saúde Familiar (USF) Flor D'Areosa, para além dos membros do executivo municipal, do Presidente da Assembleia Municipal e dos elementos da Junta de Freguesia da Palhaça, assim como de profissionais de saúde e público em geral.

Também no seu discurso o autarca revelou que “há um longo caminho a percorrer na área da Saúde, sendo este equipamento o primeiro de outros que estamos a executar e que pretendemos colocar ao dispor das autoridades de saúde regionais e locais para, juntos, melhor servirmos a população.”

De recordar que continuam em execução os trabalhos de construção da Unidade de Saúde da União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, cujo investimento está a ser suportado integralmente pelo orçamento municipal e que tem previsão de conclusão para o início do próximo ano.

Duarte Novo avançou ainda que “pretendemos, neste mandato, iniciar o processo de construção da Nova Extensão do Centro de Saúde de Oiã”.

Não esquecendo os desafios que ultrapassou devido à pandemia Covid-19, enquanto responsável pela USF Flor D'Areosa, Micaela Oliveira começou a sua intervenção por agradecer Município de Oliveira do Bairro pelo apoio que tem vindo a ser dado à Instituição e “por estar sempre por perto a ajudar e a dispor tudo o que solicitámos nos períodos de maior dificuldade”.

A Coordenadora não deixou de mostrar a sua satisfação face ao novo equipamento, revelando que “hoje, com um olhar esperançoso no futuro, festejamos as excelentes instalações da unidade de saúde da Palhaça”.

Rosa Reis Marques (Presidente da ARS do Centro) aproveitou o momento para agradecer a colaboração dada pelo Município, bem como o trabalho que tem vindo a ser desempenhado pela Unidade de Saúda Familiar Flor D'Areosa.

Também a Presidente da CCDRC usou da palavra e demonstrou apreço pela “sensibilidade demonstrada pela Câmara Municipal na resposta às necessidades da comunidade”. Para Isabel Damasceno “não haverá prenda melhor, quer para a população, quer para os profissionais de saúde, do que um equipamento como este”. Ainda no decorrer do seu discurso, parabenizou o Presidente do Município pela sua visão e pela sua postura no aproveitamento das oportunidades que os Fundos Comunitários têm dado a Oliveira do Bairro, referindo que “Duarte Novo é um daqueles Presidentes que se coloca ao lado do Estado Central para encontrar soluções para a melhoria das condições de vida das populações”.