Distrital da JSD apela à "paz" entre Presidente da Câmara de Aveiro e Presidente da Associação Académica.

2024-01-20 08:18

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Depois das críticas do presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro à Câmara de Aveiro e da resposta da JSD de Aveiro que acusa o dirigente estudantil de servir agendas políticas chega a intervenção da distrital da JSD e do núcleo de alunos Sociais Democratas da UA que apelam ao entendimento com elogios a Wilson Carmo e Ribau Esteves.

E com críticas ao que dizem ser “divergências inférteis e a inútil troca de acusações”.

A guerrilha de palavras leva a distrital da JSD e o núcleo de estudantes a lançar o apelo público.

Luís Pedro Rodrigues, Presidente do NESD-UA, e Tiago Palha, Presidente da JSD Distrital de Aveiro, tentam apagar um “fogo” que ganhou proporções maior depois da cerimónia de tomada de posse dos órgãos da Associação Académica.

Diz que Wilson Carmo tem mantido uma presidência “pró-ativa, eficaz nos objetivos a que se tem proposto e fundamental na participação da gestão da própria Universidade de Aveiro”.

E sobre Ribau Esteves defende que o autarca tem “investido fortemente na integração dos estudantes na vida comunitária da cidade, criando condições para que estes se possam fixar nela no durante e após o término do curso”.

O Núcleo de Estudantes Social-Democratas da Universidade de Aveiro, estrutura integrada na JSD Distrital de Aveiro, diz que ambos seguem caminhos que são importantes para a afirmação da academia.

Wilson Carmo com “potencialidade, capacidade e mérito para continuar, por mais um mandato, a liderar com sucesso a AAUAv” e Ribau Esteves “defensor dos jovens, munido de uma clara visão que o tem levado a gerir bem, não só no que diz respeito ao presente, como a transformar Aveiro num município com futuro”.

No somatório de elogios, a JSD afirma que só com “colaboração estreita entre a AAUAv e o executivo camarário” será possível “abordar de forma mais eficiente as questões que, efetivamente, preocupam e interessam aos estudantes”.

“Aos jovens, e aos estudantes em particular, não interessam as divergências inférteis e a inútil troca de acusações”.

A JSD distrital pede que remem para o mesmo lado para desenvolver estratégias “mais robustas, para melhorar a qualidade da educação, a experiência dos alunos na UA e contribuir para elevar ainda mais o nome da cidade e do distrito, demonstrando assim que Aveiro é e está pronta para ser uma casa dos e para os jovens”.

“Aveiro não é de uns, nem de outros. É de todos. É nosso. E todos somos chamados a construir o seu futuro, juntos”.

A JSD concelhia tinha tomado uma posição ao lado de Ribau Esteves e criticou o ataque do dirigente estudantil que classificou como “exercício de vaidade política, para agradar a sectores específicos da comunidade académica e política de Aveiro, sem o mínimo de relação com a realidade”.