Contratos Interadministrativos com as Juntas de Freguesia para 2023 'passam' na Assembleia Municipal.

2023-05-13 10:28

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Assembleia Municipal reuniu naquela que foi a terceira sessão para concluir a agenda de Abril.

Na agenda da última noite, destaque para o debate político mantido ao nivel dos "Contratos Interadministrativos com as Juntas de Freguesia para o ano de 2023".

Carlos António Rocha, Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, vincou a intenção de continuar a trabalhar para cumprir com o seu plano, inicialmente traçado, para a Gafanha da Nazaré, apesar das dificuldades que está a sentir, disse. (com áudio)

Luis Diamantino, Presidente da Junta da Gafanha do Carmo revelou satisfação pelo que diz ser a reformulação do projecto do Centro Civico da Gafanha do Carmo (CCGC), garantida pela autarquia ilhavense.

Anseio do autarca local que se concretiza mas com demonstração de insatisfação sobre os contratos interadministrativos.

Diamantino fala em carga burocrática e sugeriu medidas para aliviar esse peso.

"Devia haver uma parceria sincera. Podia fazer-se visita às obras", sugeriu o autarca como forma de evitar a validação de faturas.

Augusto Rocha, Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação, também demonstrou o seu desagrado com o contrato que vai assinar.

"Estarei aqui para assinar o contrato mas só cá venho para não prejudicar a minha Freguesia. Se fosse um contrato pessoal, eu não o assinava", vincou.

João Braga, Presidente da Junta de São Salvador, reclamou celeridade para a assinatura dos contratos interadministrativos e para a consequente libertação de verbas que assegurem o investimento nas autarquias locais.

"É tempo de a Câmara avançar com a assinatura dos Protocolos. Estamos à espera que as verbas sejam disponibilizadas para podermos fazer o nosso investimento".

Pedro Cristo, do Movimento "Unir para Fazer" (UPF), realçou a forma como o processo negocial foi concluido.

"Estes acordos foram feitos. Já se sabe que todos gostavam de ter mais dinheiro mas, houve acordo, ninguém abandonou as reuniões que decorreram sem berros", referiu.

Luis Leitão, da bancada socialista, questionou o autarca de Ílhavo, João Campolargo, sobre os critérios 'escolhidos' pela Câmara para potenciar o desenvolvimento das autarquias locais geridas pelos executivos das Juntas de Freguesia.

E desafiou o autarca a reforçar o investimento em políticas de proximidade (com áudio)

Perante o quadro de contestação, o Presidente da Câmara de Ílhavo prometeu continuar a trabalhar para governar de forma a satisfazer as necessidades financeiras das Juntas de Freguesia. (com áudio)