BE diz que projeto da Quinta da Pinheira é “errado a vários níveis”.

2021-05-25 11:32

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda já reagiu ao investimento em habitação a custos controlados na Quinta da Pinheira classificando o modelo como “errado a vários níveis”Nas críticas dirigidas ao empreendimento, o BE diz que vai ser difícil corrigir os problemas verificados no arrendamento.

“Em primeiro lugar, são apartamentos que se destinam para vender com um período de 5 anos, podendo ser revendidos no fim do período. Portanto, o projeto apenas beneficia as pessoas que os adquiram e não tem efeito multiplicador ao intervir no mercado das rendas, nem resulta num abaixamento do valor das rendas em Aveiro”.

E teme pela revenda a preços especulativos.

“E, segundo, ao ter um período de permanência de apenas 5 anos podemos assistir a casos em que estes apartamentos, altamente financiados por dinheiros públicos, sejam revendidos a preços especulativos, não só anulando todo o efeito de baixa de preços que podia ser introduzida em Aveiro, como também pode introduzir situações de especulação imobiliária financiada por dinheiros públicos”.

A lista de críticas completa-se com análise à “localização desgarrada” da restante cidade.

“É um crescimento em mancha de óleo. É mais um dormitório que é criado, num modelo assente no transporte de carro privado, sem transportes públicos, sem infraestruturas e sem serviços. O território ficará pior depois deste apoio público ao privado”.

Estranha, ainda, que o elogio a este empreendimento surja em simultâneo com as críticas ao que o Governo projeta para os terrenos da antiga Luzoestela.

“O principal argumento é que 65 apartamentos era demasiada oferta e que se estava a criar um gueto. O projeto da Quinta da Pinheira mostra que esse argumento da direita era apenas oportunista. Afinal, para a direita, 288 apartamentos fora da cidade e sem condições urbanísticas é positivo e 65 apartamentos no centro é negativo. Fica completamente claro que para PSD/CDS, o centro da cidade não é para ser ocupado por pessoas com salários médios. O executivo camarário reserva o centro da cidade para a especulação imobiliária”.