Aveiro: Santa Casa da Misericórdia defende transparência dos apoios municipais e corta com a ASPEA.

2020-08-06 11:08

Categoria: 

Concelho: 

A guerra aberta entre ASPEA e Câmara de Aveiro leva a Misericórdia de Aveiro a quebrar a relação com o coletivo ambiental que utilizava instalações em Oliveirinha.

A Santa Casa da Misericórdia de Aveiro que tinha protocolo com a ASPEA para a cedência de instalações da Quinta Pedagógica, na Moita, cortou a relação por entender que há quebra de confiança.

Alega que a associação não deu conhecimento do processo judicial e que estará a perturbar o processo de apoios financeiros do Município às associações no combate à Covid-19.

O acordo vigorava desde 2013 mas a chamada da Misericórdia a Tribunal na qualidade de contrainteressada para contestar a providência cautelar da associação que pede a suspensão da atribuição dos apoios municipais levou à rotura.

A Mesa afirma-se “espantada” pela falta de aviso prévio que já teria sido assumido noutro momento, “noutras circunstâncias”, numa provável referência à contestação movida no ano passado.

Em nota divulgada esta noite, a Misericórdia defende a transparência do processo de apoios às associações e entende a contestação da ASPEA como procedimento “lesivo e desajustado”.

“Está assim quebrada a relação de confiança que consubstanciava o protocolo de parceria estabelecido entre a SCMA e a ASPEA”, refere a Santa Casa.