Aveiro: Sábado investiga ligações familiares e valorização de terrenos das antigas piscinas.

2022-01-13 12:45

Categoria: 

Concelho: 

As alterações ao PDM de Aveiro e as implicações no terreno das antigas piscinas do Beira-Mar regressam à atualidade.

Uma investigação da revista Sábado, levanta questões sobre as ligações estabelecidas entre a empresa proprietária do terreno (Nível II do grupo Motofil) e Ribau Esteves cujo irmão é CEO da Motofil.

A passagem dos terrenos de zona de equipamentos para zona central de Tipo 1 garante usos de habitação, comércio e serviços com prédios de seis pisos que podem chegar a 9 andares.

Nesta investigação são levantadas questões éticas que deixam o autarca de Aveiro em posição incómoda.

Sérgio Ribau Esteves, que entrou na Motofil, em 2019, e que é Chanceler-Mor da Confraria dos Ovos Moles, respondeu às questões da Sábado salientando que não há ligação com a área de negócios imobiliários do grupo.

"Refuto veementemente qualquer tentativa de me associarem direta ou indiretamente a questões das quais não tenho nem conhecimento, nem qualquer função sobre as mesmas."

O gestor diz que mantém ligações apenas ao setor industrial.

A mesma questão é colocada ao presidente da Câmara de Aveiro que assume a alteração ao PDM como determinação da área de Planeamento com a devida cobertura política para garantir uma zona de transição entre a habitação em Santiago e a área de equipamentos da educação (EB João Afonso e Universidade) e saúde (Hospital).

Este é um tema que atravessou a revisão do PDM com os partidos políticos a defenderem a reversão do terreno que foi parar as mãos privadas ainda ao tempo de Élio Maia, na fase mais aguda da crise do Beira-Mar e que chegou a motivar investigação judicial.

Várias foram as vozes a reclamar a “reversão” do negócio e o uso do terreno para novo equipamento desportivo.

Até há bem pouco tempo não havia indicações sobre o tipo de projeto que estará a ser estudado para o local.

A única certeza da investigação da Sábado é que o terreno que custou 2,5 milhões à Nivel II poderá valer 18 milhões ao preço de mercado atual.

Numa das últimas intervenções sobre a revisão do PDM, Ribau Esteves destacava o seu ajustamento às necessidades do Município pelas dinâmicas introduzidas.