Aveiro: Investimento de um milhão de euros na recolha seletiva porta a porta.

2023-11-14 09:14

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

ERSUC e Câmara de Aveiro não escondem que o aumento dos custos do sistema de tratamento de lixo vai continuar a ser imputado aos cidadãos e só o aperfeiçoamento da recolha seletiva pode travar a escalada nas faturas.

Um dos passos agora confirmados é o início de um modelo de recolha porta a porta em Aveiro.

Num primeiro momento, a campanha irá realizar-se em 5.559 moradias, avançando posteriormente a sua expansão a todo o Município.

As duas entidades apresentaram, em Nossa Senhora de Fátima, a campanha que passa pelo envolvimento direto dos cidadãos e investimento público num sistema de recolha à porta de casa.

Esta aposta representa um investimento de cerca de 1 milhão de euros com entrega de 16 mil contentores e a aquisição de 3 viaturas envolvidas na recolha seletiva em trajetos semanais nas freguesias de Aveiro.

“Este projeto-piloto é mais uma aposta da Câmara Municipal de Aveiro, que há vários anos tem vindo a trabalhar para tornar o Município cada vez mais sustentável. Esta recolha porta-a-porta começa agora em quase seis mil moradias, mas irá brevemente abranger mais habitações, e esperamos o contributo de todos para tornar Aveiro um Município cada vez mais responsável a nível ambiental”, afirma o Presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves.

A ERSUC afirma que a recolha seletiva de lixo “porta-a-porta” vai ajudar a concretizar a mudança.

Há metas apresentadas como “ambiciosas” uma vez que o país terá de conseguir triplicar a recolha de lixo para reciclagem até 2030.

Hoje a média está em 20% do total de lixos mas as metas impostas obrigam a chegar aos 60% de lixo para reutilização nos próximos seis anos.

Sabe-se que em 2022 depositaram-se em aterro 57% dos resíduos.

Miguel Lisboa, presidente da ERSUC, diz que a fasquia está elevada (com áudio)

Empresa e autarquia concordam que o novo modelo de gestão do lixo só terá sucesso se envolver os cidadãos.

Ribau Esteves afirma que só a mudança vai travar o peso do lixo na bolsa dos cidadãos (com áudio)

Os biorresíduos representam 40% do lixo em aterro e as próximas campanhas poderão vir a dar atenção específica a este segmento uma vez que o lixo orgânico tem potencial ao nível da produção de energia.

A Câmara de Aveiro admite que esse será outra das apostas no curto prazo com a inclusão de um quarto contentor na recolha seletiva.

Será o contentor “castanho” com o qual a autarquia espera dar um salto de qualidade em todo o processo.

Em junho, a Câmara Municipal de Aveiro tinha já ativado a operação “Sem Sobras”, que faz a recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos para utilizadores não domésticos do canal HORECA (hotelaria, restauração e cafés), cantinas de estabelecimentos de ensino, IPSS, entre outros locais.

Posteriormente, em setembro, foi ativada, na localidade de São Jacinto o projeto de Compostagem Doméstica, com a distribuição de 500 kits de compostagem em moradias que disponham de jardim ou horta.