Aveiro celebra o Dia Mundial Arte Nova.

2023-06-06 17:23

Categoria: 

Concelho: 

De 8 a 11 de junho, quinta-feira a domingo, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) organiza a comemoração da Festa Arte Nova, cujo Dia Mundial se celebra a 10 de junho, com a realização de várias atividades. Aveiro é Cidade Arte Nova Portuguesa de referência e por isso a CMA decidiu que o seu Museu Arte Nova terá entradas gratuitas nos quatro dias de Festa.

Do programa, destaque para a Ópera “La Traviata” de Verdi por Ópera de Bolso no dia 10 de junho, sábado, com sessões às 17h00 e 21h30 na Praça da República.

“LA Traviata” de Verdi será apresentada uma versão readaptada e explicada. O libreto desta ópera, escrito por Francesco Piave foi baseado no romance “A Dama das Camélias” de Alexandre Dumas Filho.

A Festa Arte Nova inicia, então, no dia 8, quinta-feira, com visita guiada que iniciará pelas 10h00 no Museu Arte Nova. “Deambular pelas Letras. À procura do alfabeto na Arte Nova de Aveiro” é uma visita-jogo que irá percorrer alguns edifícios para os participantes descobrirem as inscrições existentes.

De tarde, a visita guiada partirá, também do Museu Arte Nova, e irá sensibilizar para os materiais empregues na Arte Nova Aveirense e nos seus elementos decorativos. “Natureza feita de pedra, ferro e azulejo. As matérias primas no movimento Arte Nova”, tem hora marcada para as 16h00.

Estas duas visitas guiadas irão repetir-se nos restantes dias das comemorações, isto é, de 8 a 11 de junho.

Ainda no dia 08, às 18h00, no Museu Arte Nova, será apresentado o Concerto para flautas a solo, interpretado e comentado por João Ramos Marta. Trata-se de um concerto que explora os elementos no período barroco, no rococó e prossegue até ao início do sáculo XX, já no âmbito da Arte Nova.

Sexta-feira, dia 09, às 21h30, terá lugar o Concerto “Frequências e Movimentos em Aveiro” por Herlander Sousa e Pedro Rodrigues na Galeria da Antiga Capitania. Este concerto irá transportar o público para um retrato sonoro de um mundo de beleza e emoção.

Nesse mesmo dia, será lançada a exposição online “A Belle Époque e o bilhete postal”, uma coleção no Arquivo Municipal de Aveiro. Por último, no dia 11, domingo, às 16h00, terá lugar o espetáculo de circo contemporâneo “Coreto Con(vida) ao Largo” de Cláudia Nóvoa, no Largo Dr. Jaime Magalhães Lima.