Aveiro: BE defende aquisição do edifício da CGD para acolher serviços autárquicos.

2022-09-07 11:02

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda defende o recurso às instalações do edifício da CGD em Aveiro para acolher serviços autárquicos e dessa forma manter a Escola Secundária Homem Cristo.

A moção é apresentada a discussão na Assembleia Municipal de Aveiro.

"Por uma solução pública para o edifício da Caixa Geral de Depósitos em Aveiro" é o mote para um debate proposto em torno do património imobiliário de Aveiro.

Numa altura em que o banco público colocou o edifício à venda por 3,4 milhões de euros e em que a Câmara Municipal de Aveiro defende o uso Escola Secundária Homem Cristo para aí instalar serviços municipais, o Bloco propõe uma alternativa com o aproveitamento do edifício da CGD para acolhimento de serviços públicos, nomeadamente municipais.

O edifício da Caixa Geral de Depósitos, na Rua do Clube dos Galitos, com frente para o canal central, chegou a ser apontado a unidade hoteleira.

O Bloco de Esquerda considera que "o património imobiliário público, especialmente em áreas de grande pressão imobiliária, deve ser preservado e gerido de forma a contrabalançar práticas de especulação imobiliária”.

“No caso concreto, o concelho de Aveiro e em particular o seu centro urbano tem conhecido ao longo dos últimos anos um intenso agravamento dos preços do imobiliário, promovido pelo executivo de direita, que coloca em causa o direito e o acesso à habitação".