Aveiro: Autarquia lança Cais do Paraíso como nova "extensão" da cidade..

2021-06-23 08:18

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro elogia a obra de reabilitação da rua da Pega.

Isabel Damasceno foi convidada para a cerimónia de inauguração e recordou a primeira aposta na criação de uma ciclovia junto à ria e à Universidade rapidamente transformada em estacionamento, invadida por carros.

Agora, com o investimento de quase 2 milhões de euros, a Câmara de Aveiro acredita ter encontrado um modelo mais eficaz para fomentar as vivências da cidade na relação com a ria de Aveiro.

Isabel Damasceno salienta o carácter especial desta obra pela simplicidade mas por aquilo que pode significar nas vivências urbanas (com áudio)

A obra de qualificação assumiu como objetivo melhorar os eixos de circulação pedonais e cicláveis, privilegiando a qualificação do espaço público, o reforço da estrutura ecológica, a frente-Ria e a sua relação com a envolvente próxima (Universidade de Aveiro e centro da Cidade) representando um investimento de aproximadamente 1,9 milhões de euros.

Ribau Esteves define a obra como “especial” por acentuar a frente citadina e o seu encontro com a ria.

No momento em que as atenções estão centradas na antiga Lota, o autarca de Aveiro deixou claro que a frente do campus universitário é, em si, uma das áreas de maior potencial.

Falou de investimentos privados em marinhas e deixou no ar novas ideias para a área do cais do Paraíso que vai entrar em fase de dragagens (com áudio)

Este é um investimento ao abrigo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro, apoiada no âmbito do Programa Operacional Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Dentro de 15 dias a autarquia espera inaugurar a estrada dique junto ao canal de acesso à Lota.