Albergaria: Autarquia apresenta "Bairro Digital" de apoio ao comércio.

2022-12-15 14:00

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Albergaria-a-Velha vai criar um Bairro Comercial Digital, que tem como objetivo potenciar as atividades económicas em formato digital, aproveitando a utilização crescente das ferramentas tecnológicas pelas diferentes faixas da população.

O Bairro Comercial Digital será suportado num ambiente tecnológico avançado.

Além da plataforma digital – página de Internet, App e Marketplace – que reunirá os vários operadores económicos aderentes, o projeto incluirá outras componentes, como a formação e capacitação das pessoas envolvidas, a criação de uma identidade visual, a intervenção no espaço urbano (instalação de wi-fi na área, colocação de mobiliário com componentes digitais, melhorias na mobilidade) e a dinamização cultural e turística como alavanca do comércio tradicional.

O projeto, em fase de elaboração de candidatura, resulta de um consórcio entre o Município, a SEMA (Associação Empresarial) e a Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha (Prave).

Este projeto já mereceu apresentação junto dos operadores de comércio e serviços.

O Presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, sublinha que o Bairro Comercial Digital “promove a digitalização da economia, através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócios, atraindo novos clientes e potenciando a criação de novos projetos e oportunidades de emprego”.

Numa primeira fase, o Bairro Comercial Digital estará restringido à zona delimitada do centro urbano de Albergaria-a-Velha, por exigência da candidatura.

Mas António Loureiro salientou que, no futuro, haverá a possibilidade de aumentar a área abrangida.