Artigo de Opinião

Turismo: Welcome. Bienvenue. Willkommen… a 12,7% do PIB.

07.08.202416:22
Podcast Politicamente Insurreto

O turismo em Portugal foi responsável por 12,7% do PIB em 2023 (metade do crescimento do PIB: 2,3%), injetando na economia 34 mil milhões de euros de receitas (apesar do fator inflação), resultado do contributo da “visita” de perto de 30 milhões de turistas (dados do INE). Isto são boas ou más notícias? Nem sim, nem não, antes pelo contrário.
O mesmo já não se poderá dizer quando é expectativa do Governo chegar a 2033 e arrecadar mais de 56 mil milhões de euros de receitas (quase o dobro de 2023), atingindo 20% do valor do PIB nacional.
Devemos olharmos para esta realidade sem ser a “preto e branco” ou “pró e contra”. Portugal precisa de turistas, facto. Não precisa é de um turismo massificado. E aqui é que reside a dificuldade. É fácil olharmos como uma bênção para os números do turismo e, principalmente para o setor, para autarquias e para a tutela política da área, ambicionar sempre mais. O problema reside quando se pisam linhas vermelhas, quando se desequilibra a realidade e, o que seria uma bênção, se torna num inferno. E há algum desassossego nesta visão programática do Governo.
O excesso de foco político neste contexto tolda a necessária visão estratégica realista e sustentada para o desenvolvimento do país. O equilíbrio entre a fragilidade, a incerteza e, principalmente, a vulnerabilidade a contextos externos do turismo, e a aposta na industrialização e na inovação, geradoras de desenvolvimento económico mais sustentável e consistente.