A Universidade de Aveiro (UA) foi distinguida com uma menção honrosa no prestigiado prémio Award for Excellence in Internationalisation, atribuído pela European Association for International Education (EAIE). Este prémio reconhece instituições de ensino superior que se destacaram na implementação de soluções inovadoras e inclusivas na área da internacionalização, contribuindo para moldar a educação internacional de forma responsável e com impacto significativo.
A UA foi destacada como "altamente recomendada", tendo o júri da EAIE ficado impressionado pelos resultados obtidos e pelas ambições futuras no campo da internacionalização. Esta distinção sublinha o percurso consistente que a UA tem seguido desde 2018, reforçando o compromisso da instituição em continuar a promover a educação internacional de excelência.
De acordo com o painel de avaliação da EAIE, a Universidade de Aveiro destacou-se não só pela sua estratégia ambiciosa e entusiástica de internacionalização, mas também pelo seu forte compromisso com a sustentabilidade ambiental e pelo foco no envolvimento regional como áreas de excelência. Estes elementos, combinados, contribuíram para que a UA fosse reconhecida como uma instituição com um impacto significativo tanto a nível local quanto global.
A Vice-Reitora para o Ensino, Sandra Soares, realça a importância desta distinção, que mostra "o caminho que temos percorrido e que envolveu importantes e consistentes passos, desde a definição da visão estratégica, até à reorganização da estrutura e da equipa que se dedica a esta área, e sobretudo, à criação e consolidação de iniciativas e espaços que têm como intuito melhorar a experiência intercultural e de cooperação da nossa comunidade UA". Este é "o resultado de um longo caminho na área da internacionalização, iniciado em 2018, e já reconhecido por muitos, neste caso pela mais importante Associação Europeia de Internacionalização do Ensino Superior, a EAIE", admite.
Entre as iniciativas de destaque promovidas pela UA, a Vice-Reitora salienta a inauguração do primeiro Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) numa instituição de ensino superior em Portugal, em 2019, que tem servido como modelo a nível nacional. Além disso, o apoio dado aos estudantes estrangeiros na UA, a aposta na sua experiência global na instituição e na cidade, o trabalho colaborativo desenvolvido no âmbito da ECIU University, com o método Challenge-Based Learning e as microcredenciais, e ainda os valores que a UA aplica e promove em todas as suas iniciativas, tiveram um importante papel nesta distinção.
Sobre os atributos que levaram a EAIE a premiar a UA, Sandra Soares sublinha que, além dos resultados já alcançados, a organização ficou "impressionada com as ambições futuras da UA". Esta distinção reforça a ambição de crescimento da UA na área da internacionalização, visando continuar a construir uma UA como espaço de talento global e ecossistema intercultural, que se afirme como nó relevante em redes de excelência e parceiro de desenvolvimento de países e instituições terceiras".
A Universidade de Aveiro continua, assim, a posicionar-se como um ator central na internacionalização do ensino superior em Portugal, com o objetivo de se afirmar como referência global nesta área.