A Universidade de Aveiro assinala o Dia Europeu do Património Académico com três iniciativas que propõem contar histórias em torno da biologia, jazz, percussão, vidro, arquivos e coleções, numa proposta eclética e simbólica.
O público pode associar-se a estas propostas participando, esta quinta, dia 18 de novembro, nas iniciativas que a UA dinamiza on-line ou presencialmente.
A UA apresenta um programa de três iniciativas colhidas do património que a UA detém e promove nas suas diferentes interações com os públicos e comunidades, nas suas dinâmicas científicas, pedagógicas, culturais e de cooperação: uma exposição, uma visita guiada e um concerto.
O programa proposto insere-se também na primeira comemoração conjunta desta efeméride por 16 universidades portuguesas, através de uma iniciativa da Comissão Especializada de Cultura do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.
Destaque para a exposição “Seven Steps to …CEJ”, do Centro de Estudos de Jazz da Universidade de Aveiro, na Biblioteca da UA.
Esta exposição é uma síntese biográfica acerca de José Duarte, o radialista e mediador de jazz, baseada na sua própria narrativa, organizada e trabalhada pelos curadores da exposição e sustentada no fundo documental e musicológico que a Universidade de Aveiro integra no Centro de Estudos de Jazz.
Inclui-se na programação da primeira edição do Campus Jazz e decorreu da investigação no âmbito do Doutoramento de Hélder Bruno Martins que tem também a curadoria desta exposição, em coautoria com Susana Sardo.
No Herbário da Universidade de Aveiro, às 11h, visita virtual guiada ao acervo do Herbário da Universidade de Aveiro.
À noite, às 21h, há concerto “Vítrea - Sob o signo do vidro” no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte.
Espetáculo do coletivo Clamat, liderado por Nuno Aroso, numa ação integrada no programa dos Festivais de Outono.
Texto e foto: UA