A Universidade de Aveiro abre candidaturas para Cursos de Especialização.
São cursos mais curtos do que os conferentes de grau, equivalendo a um mínimo de 12 ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), concebidos em articulação com empresas e outras organizações e que beneficiam de apoios comunitários.
Têm candidaturas abertas até 18 de janeiro.
É o caso dos cursos de especialização, oferta formativa que a Universidade de Aveiro (UA) tem vindo a tornar, progressivamente, cada vez mais diversificada.
Os cursos de especialização beneficiam, maioritariamente de apoio financeiros da medida Impulso Adultos, do Programa de Recuperação e Resiliência.
Os cursos de especialização são cursos do nível de mestrado, embora não confiram grau, destinam-se a titulares do grau de licenciatura, em qualquer área científica, e são constituídos por um conjunto de unidades curriculares que variam de acordo com o tempo de lecionação, com um mínimo de 12 ECTS e um máximo de 60 ECTS.
A sigla ECTS significa European Credit Transfer and Accumulation System, sistema harmonizado a nível europeu para contabilização de créditos de formação.
Os créditos obtidos podem ser elegíveis para obtenção de equivalências no âmbito de outros cursos de pós-graduação, em particular de mestrado.
Nesta fase, disponibilizam-se dez cursos de especialização em áreas diferentes que funcionam em cinco unidades orgânicas (UO) distintas, sendo dois desses cursos resultado da articulação de esforços de duas dessas unidades.
A UA tem vindo a disponibilizar um número cada vez maior de ofertas formativas em formato menos convencional mais adequado às necessidades de quem tem menor disponibilidade de horário.
Incluem-se, nestes casos, por exemplo, as microcredenciais e cursos de pós-graduação de curta duração, como os cursos de especialização.
Na subweb do portal da UA está disponível a listagem destes cursos, uns com candidaturas abertas nesta fase outros não.
Nestes últimos casos, à frente da designação dos cursos de especialização, surge a frase “Não abre candidaturas neste ano letivo”.
Liderança e Gestão na Saúde, Transferência e Valorização do Conhecimento, Desenvolvimento de materiais micro e nano-estruturados em ambiente de sala limpa, Tecnologias Óticas, Qualidade dos solos e sustentabilidade de sistemas agrícolas, Recursos minerais para a indústria cerâmica, Industrial Intelligence, Marketing Omnicanal e Comércio Eletrónico, Transformação Digital na Contabilidade e Auditoria e Viabilidade Tecidular e Cuidados à Pessoa com Ferida são os cursos propostos pela academia.