A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) ganha importância no ensino superior em toda a Europa, segundo o projeto europeu “Educadores Universitários para o Desenvolvimento Sustentável” (UE4SD) em que a Universidade de Aveiro (UA) participa com mais 53 instituições. No entanto, apenas alguns países têm programas activos ou metas para os educadores universitários adquirirem competências de ensino. Falar de EDS é falar de adequar as competências aos atuais problemas do mundo.
A EDS ganha terreno nas instituições europeias de ensino superior. Em quase todos os países parceiros do projeto UE4SD existem guiões ou legislação que reconhecem a importância da sustentabilidade no ensino superior. Mais ainda, a maioria dos países relata que as instituições de ensino superior têm desenvolvido orientações e princípios orientadores que promovem a sustentabilidade e a EDS. Contudo, em muitos países os educadores de ensino superior não têm oportunidades de desenvolvimento profissional em EDS. Apenas alguns países têm programas ativos ou requerimentos para os educadores universitários adquirirem competências de ensino, que serão enfatizados e posteriormente divulgados numa publicação acerca de práticas de excelência e numa plataforma de recursos online.
Rui Vieira, Professor do Departamento de Educação e membro, com as professoras Gill Moreira e Ana Rodrigues, do grupo de investigadores da UA na rede europeia que desenvolve o projeto UE4SD, destaca que este projeto de três anos centrar-se-á no apoio a colegas ligados ao ensino, para que possam preparar os seus estudantes, independentemente dos seus cursos ou especialização, para compreender e empenhar-se nas suas responsabilidades profissionais e globais no que diz respeito à sustentabilidade. O projeto inclui planos para que os recursos humanos da universidade desenvolvam competências profissionais e capacidades académicas de liderança relacionadas com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
É sabido que as práticas insustentáveis têm vindo a agudizar as desigualdades sociais, económicas e ambientais, agravando o impacto da degradação ambiental e limitando a qualidade de vida. Este investigador destaca que tem sido reconhecido que os nossos sistemas de educação são fundamentais para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável, na medida em que potenciam nos alunos as competências necessárias para reorientar estruturas e sistemas sociais. O projeto UE4SD foi criado para apoiar especificamente o ensino e a aprendizagem para a sustentabilidade ao nível do ensino superior e baseia-se no quadro da “UNECE Education for Sustainable Development Competence Framework”, desenvolvido em 2012.
De Fevereiro a Maio de 2014, 54 instituições de ensino superior de 33 países de toda a Europa estiveram envolvidas no mapeamento do estado da arte da EDS no ensino superior. Estes parceiros representam uma área de mais de 3000 instituições do ensino superior, com mais de 24 milhões de estudantes. Estas instituições procuram, entre outros objetivos, contribuir para o desenvolvimento de uma plataforma online que permita a partilha e a melhoria da qualidade das práticas académicas na área da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Os resultados deste levantamento deram origem a quatro relatórios regionais: do norte, do oeste, do sul e do leste da Europa. Com base nestes foi elaborado um relatório do estado da arte mais global que faz um mapeamento das boas práticas. Este documento, para além de identificar o estado da integração da EDS no Ensino Superior, relata oportunidades de desenvolvimento profissional na EDS para educadores ao nível universitário, dado que a qualidade do ensino nestas instituições é vista como crucial para a preparação dos estudantes com as competências que necessitam para fazer face aos desafios do século XXI. Entre os países do sul da Europa, destaca-se a Espanha com muito trabalho desenvolvido nesta área, explica Rui Vieira.
E como descrever o trabalho desenvolvido, neste campo, na UA? "Em termos comparativos, a UA é das instituições de ensino superior com maior número de referências e estudos. Não obstante isso, há que continuar a investir consideravelmente neste âmbito", considera o investigador do Departamento de Educação.
A este propósito, Rui Vieira refere a criação, no campus da UA, de um grupo de missão para a sustentabilidade de que também faz parte. Destaca ainda que a UA, através de uma equipa que integrou, coordenada por Isabel Martins (professora do Departamento de Educação), elaborou um guião didático com foco na “Sustentabilidade na Terra” dirigido a professores do 1.º ciclo do ensino básico, na sequência do qual decorreu um programa de formação em Ensino Experimental em todo o país. Por outro lado, o primeiro trabalho académico na UA sobre a Educação Para o Desenvolvimento Sustentável foi defendido em 2008 por Patrícia Sá, hoje docente e investigadora de pós-doutoramento no Departamento de Educação.
Quem estiver interessado na rede e quiser envolver-se na EDS no ensino superior, pode encontrar mais informação nas páginas da Internet www.ue4sd.eu ou www.copernicus-alliance.org.
Fonte: Universidade de Aveiro.