A Universidade de Aveiro e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vão desenvolver trabalho conjunto para apoiar diplomados com deficiência na transição para o mercado de trabalho.
Parceria firmada pelas duas entidades e pela Direção-Geral do Ensino Superior.
A cooperação insere-se na criação da “Valor T IES", rede destinada a contribuir para a empregabilidade dos diplomados do Ensino Superior com deficiência, promovendo um trabalho de proximidade e colaboração entre a DGES, Instituições de Ensino Superior (IES) e a SCML, através da “Valor T”.
No âmbito do protocolo, a UA e a SCML vão promover o acesso ao mercado de trabalho dos estudantes e alumni da UA com deficiência, junto de entidades empregadoras registadas na “Valor T”; promover ligações e fomentar experiências de proximidade ao mercado de trabalho; desenvolver atividades formativas e projetos de inovação e de empreendedorismo que promovam o seu empoderamento. As ações concretas estarão incluídas num plano de ação anual, a definir pelas Universidade e Santa Casa, através da "Valor T", com foco no apoio à empregabilidade inclusiva dos estudantes e alumini com deficiência.
Especial destaque para a divulgação e promoção contínua da rede "Valor T", o estabelecimento de parcerias com empresas, instituições ou entidades incentivando práticas de recrutamento inclusivas; apoio na elaboração de currículos e na preparação para entrevistas de emprego, considerando as suas necessidades.
O plano poderá ainda incluir mentoria, potenciação de competências e talentos das pessoas com deficiência, a realização de estágios, ações de sensibilização, ou atribuição de Prémios de Mérito Académico e Profissional ao público-alvo.
O tecido empresarial pode encontrar na "Valor T" um apoio de intermediação laboral, focado na aproximação das competências dos candidatos às necessidades das entidades empregadoras.