Artesãos de Ílhavo constituem Associação.

Chama-se “Alheta”, e é a nova associação de artesãos do concelho de Ílhavo.

Foi hoje formalmente constituída por escritura pública.

"A ideia partiu de um grupo de ilhavenses que, em conversa com os organizadores das feiras, mostras e outros eventos de artesanato em que habitualmente participam, deram conta das dificuldades que estes enfrentavam ao tentar contactar individualmente 60 a 70 artesãos. Era importante criar uma entidade que os representasse", referem.

Promover a valorização e o desenvolvimento do artesanato local, facilitar a troca de experiências e saberes entre artesãos e incentivar a formação e certificação de artesãos estão entre os principais objetivos da nova coletividade, assim como representar os interesses dos associados junto de órgãos públicos e privados e organizar feiras, exposições e eventos culturais.

Com sede na Rua Professor Francisco Corujo, na Gafanha da Encarnação, o novo organismo é presidido por António Lau. Catarina Nunes, Diana Conde, Maria Graça e Branca Sarabando completam a Direção. Cândida Machado, Fernando Portugal e Ausenda Grego formam a Mesa da Assembleia Geral e Raquel Dias, Eduardo Melo e Amorosa Ferreira estão à frente do Conselho Fiscal.

Os estatutos da associação – que serão agora enviados para publicação em Diário da República – preveem a existência de um Conselho Técnico e Artístico, composto por um mínimo de três personalidades convidadas pela Direção, a quem caberá dar pareceres sobre a qualidade artística, técnica ou profissional dos artesãos, candidatos a artesãos ou participantes em quaisquer iniciativas da associação. 

Nas próximas semanas, a Direção tratará de endereçar convites a várias personalidades de forma que este órgão possa entrar em funcionamento no início de 2025.