O Turismo Centro de Portugal (TCP) foi distinguido nos “The Travel Marketing Awards”, prémios atribuídos em Inglaterra às marcas e organizações ligadas ao turismo que mais se destacam em várias categorias.
O TCP ficou classificado no top-5 na categoria “Destination Brand of the Decade” (“Marca Destino da Década”). A categoria foi ganha pelo Turismo da Irlanda do Norte, sendo os restantes finalistas, além do Turismo Centro de Portugal, as entidades promotoras de turismo de Japão, Malta e Austrália Ocidental.
Os “The Travel Marketing Awards” definem o padrão de excelência para o marketing no setor do turismo. Instituídos em 2009, são reconhecidos como os galardões de marketing mais desejados em viagens e turismo. A cerimónia de entrega dos prémios 2020, em que foram anunciados os vencedores, teve lugar esta semana em Londres.
A categoria “Destination Brand of the Decade”, na qual o Turismo Centro de Portugal foi distinguido, é uma categoria especial, que aconteceu apenas este ano e que, segundo a organização, premiou destinos que tenham deixado uma marca indelével entre 2010 e 2019. Foram considerados destinos que tenham assistido a um crescimento notório na sua reputação, desenvolvido novos mercados, lidado com novos desafios turísticos ou aumentado significativamente o número de visitantes – fatores em que o Turismo Centro de Portugal se afirmou nos últimos dez anos.
Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, destacou a importância de mais esta distinção. “É o reconhecimento de um esforço permanente na promoção da marca Centro de Portugal, que tem conquistado cada vez mais notoriedade e visibilidade junto do público. A estratégia tem-se revelado acertada, como o comprovam os números de visitantes e outros indicadores da atividade turística: o turismo na região Centro de Portugal cresceu, nos últimos anos, a taxas históricas, ultrapassando a média nacional”, destaca. “O Turismo Centro de Portugal estruturou a sua ação numa estratégia clara, orientada para resultados objetivos e partilhados pelo território, e desenvolveu uma marca e um posicionamento comunicacional sólido e consequente. Desde 2013, foi desenvolvido o Plano de Marketing do TCP e os seus principais vetores de intervenção; desenvolveu-se o rebranding da marca Centro de Portugal; fomos, entre outros reconhecimentos, considerados o ‘Melhor Stand Nacional 2015’, na Bolsa de Turismo de Lisboa, a ‘Melhor Região de Turismo Nacional’ em 2015 e 2019, nos Publituris Portugal Travel Awards, e recebemos prémios como o Grand Prix CIFFT 2017, com o nosso spot promocional ‘Turismo Centro Portugal – Preferred Destination ECTAA 2017’, o ‘Prémio Reconhecimento 2018 – Portugal Trade Awards Publituris’ e a ‘Melhor Entidade Regional Turismo 2018’ nos Prémios AHRESP, entre muitos outros”, acrescenta Pedro Machado.