Tese de doutoramento sobre eventos de referência na região premiada em concurso da Turismo do Centro.

Paulo Costa é o autor da tese de doutoramento distinguida com o primeiro prémio na categoria de Doutoramento da IX Edição do Concurso de Teses Académicas do Turismo Centro de Portugal.

Iniciativa surge no âmbito da 10.ª edição do Prémio José Manuel Alves / Concurso de Empreendedorismo Turístico da Turismo Centro de Portugal e que teve o projeto “Bussaco Eco Park”como vencedor.

Um estudo que analisa a relação de eventos como o Festival do Bacalhau, Festival dos Canais e das Festas do São Paio da Torreira no contexto do turismo regional.

O antigo vereador da Câmara de Ílhavo seguiu a carreira académica e é professor no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro e investigador na unidade de investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas.

A tese distinguida, na categoria Doutoramento, intitulada “Avaliação da Cocriação de Experiências no Setor do Turismo: O caso dos eventos culturais na Região da Ria de Aveiro”, analisou experiências turísticas pelos visitantes de três eventos culturais emblemáticos da Região da Ria de Aveiro: o Festival dos Canais (Aveiro), o Festival do Bacalhau (Ílhavo) e a Romaria de São Paio da Torreira (Murtosa).

O prémio reconhece o “contributo científico e prático” da tese para o conhecimento e valorização do turismo cultural na região, com especial enfoque nas dinâmicas de envolvimento dos visitantes e na relação entre os diferentes agentes do território.

Desenvolvida no âmbito do Programa Doutoral em Turismo da Universidade de Aveiro, no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, a investigação foi orientada pelo professor Carlos Costa e teve como objetivo compreender o valor resultante dessa cocriação, medido em termos de satisfação, apego ao lugar e lealdade, assim como identificar diferenças relacionadas com as características dos visitantes.

Além da componente teórica, o estudo apostou na vertente aplicada, procurando colmatar a escassez de estudos regulares sobre os comportamentos dos visitantes de eventos culturais na região da Ria de Aveiro e as práticas de relacionamento entre stakeholders, com vista a apoiar a gestão turística e a organização de eventos culturais.

A investigação decorreu em duas fases: numa primeira, foi aplicado um inquérito presencial aos visitantes durante a realização dos três eventos, resultando na recolha de 1.214 questionários válidos; numa segunda fase, foi realizado um Focus Group com representantes institucionais e associativos ligados aos eventos e territórios estudados – incluindo as Câmaras Municipais de Aveiro, Ílhavo e Murtosa, a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, a AHRESP – Delegação de Aveiro e a Associação Laguna de Aveiro, além de quatro visitantes.

O Concurso de Teses Académicas, na nona edição, premeia o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística na região, e que crie pontes entre investigação e a sua aplicação no terreno.

Das 32 teses submetidas a concurso, foram selecionadas seis finalistas nas categorias de Mestrado e Doutoramento.

O júri final, composto por Ana Sofia Duque, João Estêvão e Carla Coimbra, distinguiu ainda a tese de mestrado “Modelo de Turismo Criativo como Ecossistema de Coopetição”, de Marta Joana Filipe Simões de Alexandre.