O navio Princesa Santa Joana está cada vez mais perto de costa da Terra Nova, Canadá, como forma de facilitar o eventual resgate de tripulantes infetados por Covid-19.
Havia pelo menos 12 dados como infetados, um dos quais inspira mais cuidados e que poderá ser resgatado por via aérea com recurso a helicóptero.
As dificuldades respiratórias serão, segundos os meios de comunicação, a questão que preocupa existindo mais 6 a inspirar cuidados.
O navio do armador Taveira da Mota, da Empresa de Pesca de Aveiro, antigo Kiel quando tinha bandeira alemã, está ao serviço da pesca de Red Fish (popularmente conhecido como comunista).
A embarcação de 39 tripulantes preparava-se ontem para fazer aproximação à costa e dessa forma permitir o desembarque do tripulante em situação mais difícil.
Os meios de comunicação reportam alguma ansiedade e tensão pela situação vivida.
Há relatos de insatisfação pela falta de reposta perante um caso com cerca de 10 dias e que não terá merecido apoio de terra por parte do armador.
A testagem tardia e a falta de resposta acabaram por desencadear um surto a bordo que, segundo do JN, terá tido origem num tripulante Indonésio.
Com a aproximação à costa de St. John"s é provável que pelo menos um tripulante seja evacuado.